NOTÍCIAS / POLÍTICA

"Se for candidato, Tasso vai perder de novo", diz presidente do PT-CE

O povo

21/04/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A disputa pela única vaga para o Senado em 2014 começa a tomar ares de acirramento entre partidos ante a possibilidade de o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) entrar na briga. Apesar de pressionado pela cúpula nacional do PSDB, Tasso ainda não se pronunciou favorável ao pleito. Mesmo assim, o PT instiga que, caso o tucano tope uma nova empreitada eleitoral, sairá derrotado – como aconteceu em 2010, quando o peessedebista disputou cadeira com Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).
 
Segundo o presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz, o  partido não mudará de estratégia caso Tasso decida ser candidato. A maioria petista do Ceará decidiu, em encontro de tática eleitoral em março, que a prioridade é eleger o atual deputado federal José Nobre Guimarães para o Senado em 2014. “Quem quer ser vitorioso não tem medo de candidato. Nossa estratégia é a mesma quer o Tasso entre quer não”, afirmou.

De Assis pontuou que a militância petista realizará caravanas no Estado para divulgar o objetivo do partido e reunir correligionários a partir do dia 26 de abril.

“Quem quer ser candidato não pode escolher seus adversários. Cabe a nós escolher nosso candidato, e isso nós já fizemos. Se Tasso vai ser candidato, que bom, que seja”, disse o presidente. “O Tasso já foi derrotado quando tinha 62% das intenções de voto e vai ser derrotado de novo”, completou, referindo-se ao pleito de 2010, quando o ex-senador foi derrotado pela primeira vez em sua carreira política, com duas vagas disponíveis para o Senado.
 
PCdoB
No Ceará, Tasso é peça fundamental para o palanque do PSDB no Estado, devido à pretensão de eleger o senador Aécio Neves para a Presidência da República. A hesitação do tucano tem preocupado a cúpula do partido e feito Aécio cobrar insistentemente a candidatura do correligionário. 

Além do PT, mais um nome para o Senado atinge também o PCdoB, que buscará reeleger o atual senador Inácio Arruda. “Tasso governou o Estado em três ocasiões. É um nome muito forte em qualquer disputa, mas também exigirá um bom debate para a eleição”, afirmou Inácio. Conforme o senador, manter-se no cargo é uma necessidade do partido, que lutará, segundo ele, para aumentar a bancada no Senado. “Existe a reivindicação do PT e a nossa. A do PSDB também é justa”, frisou. “Tem candidato que acha melhor ganhar sem disputa, mas não é o mais interessante”, ressaltou Inácio. Leia mais na 16.
 
Frases
“QUEM QUER SER CANDIDATO NÃO PODE ESCOLHER SEUS ADVERSÁRIOS. CABE A NÓS ESCOLHER NOSSO CANDIDATO, E ISSO NÓS JÁ FIZEMOS. SE O TASSO VAI SER CANDIDATO, QUE BOM, QUE SEJA”.
 
Francisco de Assis Diniz, presidente do PT no Ceará
 
Saiba mais

Pesquisa 2014
Na última pesquisa estimulada para o Senado em 2014, Tasso Jereissati aparece na liderança, com 47% das intenções de voto, seguido de Inácio Arruda, com 22%, José Guimarães, com 5%, e Geovana Cartaxo (PSB/Rede), com 3%. A pesquisa foi realizada pelo Ibope e divulgada no começo de abril. 
 
Derrota histórica
Em 2010, apesar de liderar as pesquisas de intenção de voto, Tasso foi derrotado por Eunício Oliveira e José Pimentel. Eunício obteve 36,32% dos votos válidos, Pimentel, 32,39% contra 23,70% do tucano.
 
Vitória em 2002
Em 2002, Tasso foi o senador mais votado do Ceará, quando obteve a marca de 1,9 milhão de votos, 31,5% dos votos válidos, seguido de Patrícia Saboya – com 30,7% dos votos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados