NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Russas amplia serviços na área de contabilidade

Diário do Nordeste

15/04/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Com o aumento do número de estabelecimentos comerciais e a complexidade do setor tributário do País, o mercado de serviços contábeis vem crescendo e exigindo profissionais versáteis e dispostos assumir novas responsabilidades. Somente neste município, o número de estabelecimentos que atuam neste setor passa de dez escritórios, para atender uma crescente demanda desse tipo de serviço.

A Contvale, empresa situada no município de Russas, está dentro deste contexto, pois é especializada em assessoria e consultoria em contabilidade para pessoas física e jurídica.

Atuando há um ano e quatro meses no mercado a ContVale foca seu trabalho no assessoramento de empresas. Para o contador Luiz Carlos Morais de Freitas, que já possui experiência de cinco anos no ramo da contabilidade, conta que os empresários tem buscado mais informações e estão mais ligado nas obrigações contábeis do que antes. "Eles estão mais preocupados com a contabilidade das empresas, em mantê-las ordenadas e em dia"

Clientes

Atualmente a empresa assessora 15 empreendimentos e realiza semanalmente de quatro a cinco consultorias. "Na consultoria nós auxiliamos no melhoramento da empresa, isso é aberto a vários empresários, sendo de outros escritórios de contabilidade que queiram uma segunda opinião ou não. Já na assessoria acompanhamos o dia-a-dia da empresa, sendo responsáveis por toda sua parte fiscal"

A ContVale conta com um profissional contador e dois estudantes de nível superior em contabilidade, que auxiliam na demanda das empresas. Para o futuro do setor, o contador avalia que há uma boa perspectiva de melhora para os serviços contábeis até a chegada da era digital.

"As empresas estão num momento de organização devido ao sistema tributário esta mudando. Vemos melhorias, há uma perspectiva de mudanças positivas no setor contábil e comercial", explica.

Ainda de acordo com Luiz Carlos Morais de Freitas, uma das primeiras mudanças foi a implantação da nota fiscal eletrônica que começou a ser implantada no município em 2010.

Função

Uma das peças fundamentais das empresas, o profissional de contabilidade é responsável por toda a parte contábil, fiscal, tributária e trabalhista dos empreendimentos e precisa ter também em sua formação noções de finanças, economia e gestão.

O mercado de contabilidade exige pessoas de responsabilidade e de conhecimento para prestar orientações aos clientes empresários sobre o bom andamento das empresas.

A profissão de contadores e técnicos em contabilidade é regulamentada e para o exercício da função é preciso que o profissional possua registro em um Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o número de profissionais ativos no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará é de 7.506 contadores e 4.629 técnicos em contabilidade, atuando em 2.256 organizações contábeis.

O crescimento da oferta do serviço costuma estar associada ao crescimento do número de empresas. Este município vive um momento de crescimento, devido aos investimentos oriundos das iniciativas públicas e privadas, gerando novas oportunidades de negócios.

As pequenas indústrias estão aproveitando o momento para expandir, assim como novos comércios e lojas especializadas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados