NOTÍCIAS / CIDADE

Curso forma costureiras profissionais em Russas

Diário do Nordeste

10/04/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Um dos ofícios mais antigos, geralmente passados de mãe para as filhas, vem sendo retomado com grande adesão neste município. Mulheres que tinham vontade mas não tinha experiência têm oportunidades no curso ministrado pelo Senai. A profissionalização gera oportunidade de renda para as costureiras de primeira viagem.

A dona de casa Ioneide Damasceno, 48 anos, moradora da localidade de Tabuleiro do Catavento, neste município, conta que sempre quis costurar, mas nunca tinha tido oportunidade para aprender o ofício.

Depois dos filhos adultos ela resolver dedicar seu tempo para atender, quando há dois anos ela fez o seu primeiro curso de costura, ofertado pelo Senai no município, o que a estimulou para comprar uma máquina pequena, a fim de fazer suas primeiras peças. "Eu fiquei maravilhada porque eu fui desenvolvendo, aprendendo e realizando aquilo que eu queria", conta ela.

Agora Ioneide é uma das 42 alunas que fazer o curso de costureira industrial, realizado pelo Pronatec, por meio do Senai. O curso terá encerramento no mês de maio e as alunas terão qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. "Eu estou super feliz, porque estou utilizando do que eu aprendi no curso e já estou trabalhando, ganhando meu próprio dinheiro", comemora a costureira.

Motivação

Assim como ela, outras pessoas se interessam pelo curso mesmo nunca tendo manuseado uma máquina de costura ou uma peça em processo de montagem, segundo afirmou a instrutora técnica de cursos profissionalizantes, Silvia Tavares. "Algumas pessoas a já têm algum conhecimento, porque fizeram um curso anterior por uma outra instituição. Mas muitas delas agora que estão aprendendo mesmo e realmente o que eu mais gosto é o interesse das alunas. Elas são muito motivadas e têm muito interesse em aprender", conta.

No curso, as alunas aprendem todo o processo de montagem de uma peça de roupa, noções de ficha técnica, todos os conhecimentos relacionados aos equipamentos, como os tipos de máquinas de costura e a operar todas elas, na modalidade costura em malha, entre outros conhecimentos.

De acordo com a instrutora, algumas alunas já se inseriram no mercado de trabalho ainda durante o curso. Ela explica que a disponibilidade de profissionais na área é muito baixa e que a profissionalização com a certificação de uma instituição como o Senai facilita o acesso ao emprego.

Todo o curso é ministrado por meio de uma unidade móvel do Senai, reestruturado e totalmente equipado para atuar em várias cidade do interior do Ceará. Após a conclusão desta turma, o curso seguirá para a cidade de Trairi.

Segundo informações da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Russas, em 2012, cerca de 40 pessoas receberam profissionalização com cursos de corte e costura. Em 2013, não foram ofertados cursos na área mas neste ano, além dos 42 que estão sendo ministrados, surgirão mais de 40 vagas para modelista, que é o de corte com a utilização de fita métrica. As inscrições terão início no próximo dia 22 de abril, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Os cursos serão realizados em uma sala cedida no quartel do 1º Batalhão de Polícia Militar do Ceará.

Para a interlocutora do Pronatec em Russas, Natali Honório Silva, há uma demanda muito grande por capacitações consideradas mais comuns, como costura, manicure e cabeleireiro. "Nós buscamos trazer uma variedade de cursos, por meio do Pronatec, de informática, de eletricista, cuidados do idoso, mas esses de costura e cabeleireiro chegaram a superar e muito a procura do público", conta.

Para ela essa busca se dá pela necessidade que o público, principalmente feminino, tem de trabalhar em casa com uma valorização profissional maior por ter um treinamento que comprove a as habilidades desses alunos. Ainda de acordo com ela, a prefeitura esta articulando outras formas de ofertar capacitações, para o público que não possui o perfil exigido para assumir uma vaga nas já ofertadas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados