NOTÍCIAS / CIDADE

Russas sedia agenda do

Ellen Freitas

27/02/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Cerca de 40 especialistas convidados estiveram presentes no auditório da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, para a apresentação do 3º painel do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, realizado no último dia 25, neste município. O evento foi realizado pela Federação das Indústrias do Ceará (FIec), através do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi).

Neste terceiro encontro foram identificados e mapeados 18 setores produtivos, selecionados aqueles que poderão ser possíveis, ou não, daqui a 10 anos. Os setores foram escolhidos a partir dos dados econômicos e tendências tecnológicas mundiais, tudo apresentado durante exposição do painel. Esse levantamento será o indutor do desenvolvimento econômico para o Vale do Jaguaribe e também para o Ceará.

O evento contou com a participação de convidados dos 21 municípios que compõe a região, entre representantes de prefeituras, empresários dos setores de calçados, cerâmica, minerais não metálicos, de madeiras, agronegócio, carnaúba, redes, aquicultura, carnicultura e eletro metalmecânico, além da academia, como institutos federais, órgãos governamentais e instituições de pesquisa da região.

De acordo com o diretor corporativo do Indi, Carlos Matos, o Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará colabora para elevar a produtividade e aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos setores industriais. "Realizamos esse painel nessa região emergente economicamente no Estado. Estamos consumando um rumo para o setores que vamos apostar ou não até 2025. Para isso, todos têm que conhecer o capital de vontade para construir o futuro e acertar nas rotas de desenvolvimento regional antenadas com as tendências mundiais", esclareceu ele.

A gerente dos Observatórios Sesi, Senai e IEL, da Federação das Indústrias do Paraná, Marilia de Souza, apresentou a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará. A iniciativa foi idealizada e realizada primeiramente pela Federação das Indústrias do Paraná. Explicou que deveriam posicionar, por meio do preenchimento do questionário online em tablets, os setores industriais do Jaguaribe e as tendências tecnológicas e inovadoras aplicadas por meio de experiências em empresas, o que no processo metodológico chama-se posicionamento. Disse quais tendências tecnológicas adequariam e poderiam ser atraídas para região.

O economista do Indi/Fiec, Guilherme Muchale, apresentou os estudos de base com dados socioeconômicos do Vale do Jaguaribe aos especialistas. Em entrevista, ele afirmou que as regiões do Estado ainda contribuem muito pouco com desenvolvimento do Ceará e que esse é um dos objetivos do projeto, mostrar caminhos para desenvolver as regiões de forma integrada, diminuindo as desigualdades econômicas.

Ao final do encontro, foi divulgado um resultado preliminar, por meio de gráficos gerados a partir dos questionários online, do cruzamento dos setores pré-selecionados com as tendências tecnológicas. O material completo e consolidado durante os setes painéis pelo interior e capital cearense será apresentado no mês de Maio.

Perspectiva

Um dos 40 participantes foi o Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas, Francisco Martins Dantas, que avaliou importante a inclusão do comércio no encontro. "Os painéis não exploraram propriamente o comércio, mas nosso setor recebe influência direta do desempenho das indústrias. Se nossa indústria tem resultados positivos, nosso comercio também tem, assim como podemos também sofrer os resultados negativos das indústrias", explica.

Sobre a iniciativa do Indi em realizar a prospecção de setores da indústria da região, Dantas enalteceu o trabalho e elogiou a metodologia. "É um modelo que vislumbra o futuro, que vê muito mais além e dá pra tirar algumas definições sobre como nossa região deve caminhar. Podemos definir as potencialidades e ver o que cada setor precisa melhorar, com a apoio fundamental dos governos para que isso ocorra".

O Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará já passou por Juazeiro do Norte, no Cariri e Iguatu, na região Centro Sul. No próximo mês de março o projeto seguirá para as cidades de Quixadá, Sobral, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados