NOTÍCIAS / CIDADE

Ceará está livre de praga que afeta produção de banana

Diário do Nordeste

20/02/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O Estado é um dos principais produtores de banana do Nordeste (Foto: Honório Barbosa)
O Estado é um dos principais produtores de banana do Nordeste (Foto: Honório Barbosa)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu, nesta quarta-feira (19), através de uma publicação feita no Diário Oficial da União, o Estado doCeará como área livre da praga "Moko da Baneira".

A praga é causada pela bactéria "Ralstonia Solanarearum raça 2", que afeta a plantação de banana e preocupa os produtores pela sua rápida disseminação. Segundo Tito Carneiro, diretor de sanidade vegetal da Agência de Defesa da Agropecuária do Ceará (Adagri), algumas medidas tomadas foram: o monitoramento junto ao plantio da banana, a construção de barreiras que dificultam o avanço da praga e a certificação fitossanitária de origem, que reconhece a origem do produto.

Mas alerta que ainda é preciso cuidados."São medidas oficiais, mas os produtores precisam ter os devidos cuidados técnicos", explica.

O processo de certificação durou dois anos e, em outubro do ano passado, foi realizada uma auditoria pelo Ministério.

O reconhecimento de área livre é benéfico para o Estado, que tem boa produção e exportação de banana. Tito explica que o reconhecimento "permite que os produtores exportem bananas e ampliará a viabilidade econômica da comercialização do produto".

A exportação de banana do Estado chegou a 1.593,6 toneladas arrecadando US$6.975,36 milhões em 2013.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados