NOTÍCIAS / BRASIL

Criação de municípios: Governo Federal tenta manter veto

Diário do Nordeste

18/02/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Almofala, em Itarema, é um dos 26 distritos cearenses que poderiam se beneficiar caso seja retirado o veto à proposta de regular emancipações José Leomar
Almofala, em Itarema, é um dos 26 distritos cearenses que poderiam se beneficiar caso seja retirado o veto à proposta de regular emancipações José Leomar

Na primeira sessão do Congresso Nacional de 2014, que vai analisar vetos da presidente Dilma Rousseff a projetos aprovados por deputados e senadores, marcada para amanhã, o governo quer continuar impedindo que o Legislativo crie mais despesas para a União.

Em ano eleitoral, quando  a pressão de governadores e prefeitos é grande, o próximo desafio é manter o veto total à proposta aprovada no ano passado que estabelece regras para a criação de novos municípios.

O texto, que tramitou mais de dez anos no Congresso, define critérios para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de cidades brasileiras, e o governo teme que quase 400 cidades sejam criadas a partir das novas regras.

"A medida permitirá a expansão expressiva do número de municípios no país, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa", diz trecho da justificativa do veto da presidenta ao projeto.

Autor da proposta, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) garante que, pelos estudos feitos, o número de municípios criados não passará de 180 e as despesas não serão elevadas. Segundo ele, boa parte das despesas será coberta pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que terá que ser apenas  redistribuído. "Esse projeto não autoriza a criação de municípios, ao contrário, ele regulamenta a geração, o que nunca houve no Brasil. O que estamos criando é uma regra que envolve coisas muito rígidas", disse. Representantes do governo não descartam a possibilidade de apresentar proposta alternativa.

CE é 3º em propostas

No dia 14 de novembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, Dilma dizia que a proposta de lei devolvida ao Congresso contrariaria "o interesse público".

O Ceará seria o 3º estado brasileiro onde mais municípios seriam criados, caso o veto fosse derrubado. Segundo o levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM), o Estado apresenta 26 propostas de emancipação, ficando atrás apenas do Maranhão (32) e da Bahia (28). O estudo aponta 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais pertencem.

Para o deputado Antonio Balhmann (PROS), líder da bancada cearense na Câmara, os vetos da presidente devem ser aprovados, mas parlamentares do Ceará não chegaram a especular sobre o assunto. Na sua opinião, há no Estado distritos isolados que mereciam a emancipação. "A proposta favorece áreas localizadas a 70 quilômetros do município e, portanto, necessitam de administração própria".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados