NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Comércio varejista aumenta atuação no ICMS do Estado

Ellen Freitas

13/02/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os setores de roupas, calçados e eletrodomésticos foram os mais premiados na edição deste ano do Prêmio Contribuintes. Os segmentos de material de construção e uma madeireira também representaram outros do comércio varejista dos municípios da Região Central. Para os empresários, o Prêmio Contribuintes é um incentivo e um reconhecimento para os empresários cearenses.

Uma das lojas agraciadas, este ano pela terceira vez com o Prêmio Contribuintes, é a loja Kanto da Moda, do empresário Alaim Gerard Pereira do Nascimento. Dos anos de 2009, quando recebeu a primeira vez na categoria Simples Nacional, até 2012, quando recebeu a segunda vez o prêmio, a rede de lojas saiu do simples para a categoria de maiores contribuintes.

O empresário destaca o crescimento da empresa, que atua há 15 nos no mercado. "Esse salto de crescimento foi fruto de organização, inovação, tanto em estrutura quanto estar sempre saindo na frente com produtos da moda. Então fico muito feliz por mais uma premiação", afirma.

Hoje, a rede de lojas atua em 16 municípios, sendo 13 espalhadas pelo Estado do Ceará, além de uma em Messejana, em Fortaleza e nos municípios de Parnaíba, Piauí, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. A matriz se localiza no município de Russas. A empresa se mantem em constante crescimento, de acordo com o empresário o ano de 2013 fechou com aumento de 20% nas vendas, em comparação com o ano anterior.

Por conta do momento bom em que vive a empresa, neste 2014 expandirá com a inauguração de mais lojas. "Para este ano haverá a inauguração de mais duas lojas, uma no meio do ano e a outra em outubro", afirma Alaim.

O empresário destaca os investimentos em reforma nas infraestruturas das lojas, proporcionando mais conforto para os clientes e um espaço muito mais moderno. "Hoje nós temos lojas de 1.200 m³, como a de Sobral, inaugurada em maio do ano passado. Ela possui duas escadas rolantes e é a nossa loja modelo", ressaltou.

O Kanto da Moda emprega hoje 480 pessoas, entre vendedores, motoristas, auxiliares nos depósitos e equipes nos escritórios. No período de final de ano, todos os anos a empresa abre vagas temporárias, onde ano passado o número de funcionários chegou a 600, entre contratados e temporários.

Sobre o Prêmio, Alaim afirma que a iniciativa é louvável, como reconhecimento do trabalho do empresário cearense. "Fico muito feliz em estar sendo agraciado, principalmente porque a nossa loja está crescendo. Partimos de uma empresa simples e hoje estamos como um dos maiores contribuintes. É uma iniciativa muito louvável, tanto do Diário do Nordeste, quanto do Governo do Estado e parceiros, em premiar e valorizar o empresário cearense", ressalta.

Quem também recebe o prêmio pela terceira vez é o empresário Nerton Ferreira Lima, que leva o nome da Sayô Calçados para o destaque das empresas que contribuem com o ICMS na região Central, na categoria Simples Nacional. Ele possui duas lojas em Russas e uma em Limoeiro do Norte, onde oferta para os clientes uma variedade de produtos em artigos esportivos e calçados. Sobre a premiação, ele afirma ser um estímulo para trabalhar e contribuir com o crescimento do Estado. Apesar de difícil, o trabalho no comércio se mostra gratificantes, se feito com dedicação e amor. "Ser premiado é uma recompensa pelo que a gente trabalha todos os dias", ressalta.

Em Quixadá, a empresa Casa Dantas, que atua há mais de 40 anos no mercado, recebeu o prêmio nesta edição. Em 2012 e 2013 a loja também havia sido contemplada. O sucesso da loja foi construído pelo empresário José Pessoa Dantas, com o apoio de sua esposa Ana Leuda Dantas. De início simples, vendendo miudezas, foi com o esforço que aos poucos montou a sua loja. Atualmente, a loja é referência na venda de calçados naquele município.

Empresas de outros setores também foram premiadas, como a Madeireira do Vale, no município de Russas, Holanda Construções, em Quixadá e Sport Modas, em Limoeiro do Norte. (EF)

Empreendedorismo faz história de lojista cearense

Russas Um dos veteranos na entrega do Prêmio Contribuintes, o proprietário das lojas Leleo Moveis, José Erivaldo Leite Pontes, ou simplesmente Sr. Leleo. Ele faz questão de expor ao lado de sua mesa, no meio da sua loja matriz, os títulos e premiações recebidas como empresário. Este ano foi a sétima vez em que ele foi agraciado com o Prêmio Contribuintes.

Com seriedade, simplicidade e compromisso, um dos lojistas mais conceituados do município dá a receita para prosperar no comércio: "responsabilidade". Há mais de 60 anos trabalha no comércio, onde iniciou ainda menino. "A idade que eu comecei eu não era para estar trabalhando não. Era para eu estar brincando, estudando. Criança não é para trabalhar!", disse, enquanto contava do passado.

Após mais de duas décadas trabalhando nas lojas Pernambucanas, Leleo passou de vendedor a dono de sua própria loja. Onde com um pouco de dinheiro que conseguiu emprestado com um amigo, montou sua primeira lojinha, vendendo alguns móveis. De lá pra cá, somam-se 33 anos e uma rede de lojas espalhadas principalmente no Vale do Jaguaribe. "No começo foi muito difícil, mas graças a Deus estamos aqui", resume ele.

É do birô no meio da loja matriz, no centro de Russas, que o Sr. Leleo, hoje com 73 anos, administra as 13 lojas de eletrodomésticos, duas de material de construção, uma loja de presentes e uma vacaria, que ele se orgulha em dizer que produz 10.500 litros de leite por dia.

A rotina é puxada, mas ele faz questão de acompanhar tudo de perto. Com a ajuda dos filhos, ele toca o negócio.

As lojas de eletrodomésticos ganharam uma maior visibilidade nos municípios onde atua. Além das vendas no crediário próprio, há descontos especiais à vista e nos cartões. São TVs, refrigeradores e móveis para casa e escritório. A loja também possui um setor para venda de celulares, bicicletas e aparelhos eletrônicos.

As empresas atuam nas cidades de Russas, Iracema, Jaguaretama, Alto Santo, Cascavel, Morada Nova, Jaguaruana, Pacajus, Aracati, Quixeré, Jaguaribe, Limoeiro e Tabuleiro. Leléo faz questão de falar pessoalmente com seus clientes e agradecer a preferência. "Não importa a pessoa, todo mundo que chega aqui eu falo, convido pra sentar, ofereço um suco, um café. Do mais pobre ao mais rico, é todo mundo igual", ressalta.

Se algum cliente aparece querendo renegociar uma dívida, ou um pagamento facilitado, o empresário resolve tudo ali, de forma rápida. O mais importante para ele é garantir o cliente fiel. Sobre o prêmio, ele afirma que ser agraciado é o reconhecimento do trabalho feito com honestidade.

Variedades

A concorrência no setor varejista estimula a busca pelos empresários na oferta de melhores produtos e promoções. Nesse contexto, outra empresa agraciada com a premiação é as Lojas Maravilha, que também faz sucesso de vendas nos municípios de Palhano, Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaruana e Itaiçaba.

A empresa também foi um dos destaques do Prêmio Contribuintes desta edição, entre os que mais arrecadaram o imposto estadual.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados