NOTÍCIAS / CIDADE

Parque Solar deverá ser instalado, em Russas, ainda no primeiro semestre

O estadoCE

07/02/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O município de Russas, distante 165 quilômetros de Fortaleza, deverá receber, neste primeiro semestre do ano, a primeira etapa do projeto de instalação do Parque Solar, com capacidade de gerar 10MW, o suficiente para abastecer um município do porte de Sobral, que possui cerca de 147mil habitantes. “Só faltava a licença para a empresa chinesa começar a operar. Agora, já podemos dizer que estamos diante do maior Parque Solar da América Latina e instalado no estado do Ceará”, comemorou o deputado federal Antônio Balhman (Pros), um dos principais articuladores para a vinda dos empresários chineses para o município cearense.

A fábrica chinesa SunGen ocupará 350 hectares às margens da BR-116 e vai fornecer para o mercado cearense placas fotovoltaicas, representando um investimento inicial de US$ 50 milhões. A empresa já está apta a participar de leilões para geração de energia e a negociação final para a instalação do empreendimento aconteceu, anteontem, em São Paulo, com a participação do deputado Antônio Balhmann, investidores chineses e empresários da empresa Kwara, responsável pelo fornecimento dos painéis e da instalação do parque solar.

De acordo com o parlamentar, com as licenças para o fornecimento dos primeiros 10MW já autorizadas, a projeção é de que até o final deste 1o semestre, outra capacidade idêntica já entre em operação, totalizando, até o final do ano, o projeto de 100MW. Somente nesta primeira etapa serão gerados cerca de 170 empregos diretos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados