NOTÍCIAS / BRASIL

Hora de se organizar para declarar o IR 2014

Diário do Nordeste

03/02/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Como nos últimos dois anos, também neste a Receita Federal deverá permitir que o contribuinte baixe o programa da declaração alguns dias antes do início do prazo de entrega. Tradicionalmente, a entrega começa em 1º de março, mas como o carnaval se estenderá até dia 4, este ano a Receita Federal passará a receber as declarações apenas no dia 6 de março. O prazo final deverá ser mantido em 30 de abril.

A entrega logo na largada coloca o contribuinte que tem direito à restituição entre os primeiros da fila que receberão de volta o que pagaram além do que deviam. O primeiro lote de restituição é pago em junho e dele podem fazer parte não só os preferenciais (idosos, deficientes e portadores de doença grave), mas também outros contribuintes que entregaram a declaração no início do período.

Em 2013, dos cerca de 2 milhões de contribuintes que receberam valores no primeiro lote, 260 mil eram não preferenciais. Portanto, quem pretende estar entre os primeiros contemplados pela restituição deverá ter a declaração pronta para entrega rapidamente, no início do prazo. O primeiro passo é começar a juntar a papelada necessária para fazer a declaração.

O que reunir

O comprovante de rendimentos recebidos de pessoa jurídica - fornecido pela empresa onde trabalha, pelo órgão pagador de aposentadoria, pela empresa de previdência privada - terá de chegar às mãos do contribuinte ou estar disponível eletronicamente até 28 de fevereiro. Imobiliárias também devem obedecer esse prazo para o envio do comprovante de aluguéis repassados ao cliente. Fora os informes de rendimento, o contribuinte precisará reunir a papelada relativa a pagamentos (recibos médicos, planos de saúde, etc.) e contratos de aquisição ou venda de bens, como imóvel e carro. Dados da conta corrente e de aplicações financeiras também são necessários e os bancos devem torná-los disponíveis eletronicamente em seu site até 28 de fevereiro, quando o contribuinte poderá pedir o informativo em papel na agência onde tem conta. É comum as pessoas perceberem a falta de recibos médicos, por exemplo, apenas na hora do preenchimento, o que pode atrasar a entrega. E é indispensável ter os recibos, sobretudo de pagamentos usados como dedução do imposto.

Multa

Em geral, o Fisco só irá atrás do documento se detectar alguma inconsistência no pagamento. Se não tiver o comprovante solicitado, o contribuinte poderá ser punido com multa de 75% a 150%, caso a Receita suspeite que o erro foi cometido de má-fé. Todos os comprovantes devem ser guardados por cinco anos. Como não se conta o ano da entrega da declaração, o prazo para a guarda no caso da declaração deste ano é até 2019.
 

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

É tempo de rever a documentação necessária

José Ernane Santos
Advogado da Fortes Advogados Associados

Nós já estamos em fevereiro e o prazo para a declarar o Imposto de Renda (IR) 2014 começa em março. O contribuinte tem março e abril para declarar o IR. Contudo, a gente vem alertando desde o fim do ano passado para que o contribuinte comece a se organizar para fazer a declaração. É tempo de rever a documentação, verificar se está tudo pronto. Quem manda a declaração no início do prazo vai receber a restituição do imposto nos primeiros lotes. Além disso, quem faz logo a declaração tem mais tempo para verificar se está tudo certo, fazer a retificação e, se for o caso, até mudar a modalidade de declaração (há dois tipos: simplificada e completa). Até o fim do prazo, é possível modificar a modalidade. Vale ressaltar que quem deixa para fazer a declaração na última hora pode enfrentar problemas, pois o sistema pode congestionar com o grande número de acessos.

Projeto muda regra para  a correção  da tabela

São Paulo. A Câmara analisa o projeto dos deputados Vicente Candido (PT-SP), João Campos (PSDB-GO), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e Ricardo Berzoini (PT-SP) que cria uma nova regra de correção da tabela progressiva do Imposto de Renda de Pessoa Física, com o objetivo de evitar defasagens.

Essa tabela, que define as alíquotas percentuais pagas pelos contribuintes de acordo com sua faixa de rendimentos, acumulou uma defasagem de 59,28% entre janeiro de 1996 a dezembro de 2012, calcula Vicente Cândido. Em alguns anos desse período, a tabela não foi reajustada. A Lei 11.482/07 estabeleceu uma correção anual para as tabelas de 2007 a 2014, de 4,5%, que corresponde ao centro da meta de inflação buscada pelo governo. Mas esse valor ficou sempre abaixo da inflação anual.

O projeto propõe que a tabela de 2015, quando já não estará em vigor o calendário estabelecido na lei de 2007, seja calculada com a aplicação de um reajuste de 5% sobre a tabela de 2014 e, entre os anos de 2015 e 2024, seja aplicado o índice de 5% mais a variação do valor do rendimento médio mensal obtido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios nos dois anos anteriores.

Com o novo indicador, os contribuintes pagariam um valor desse tributo de acordo com o ritmo do crescimento médio dos seus rendimentos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados