NOTÍCIAS / CIDADE

Flores: Lojistas protestam contra violência

Ellen Freitas/DN

30/01/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Comerciantes do distrito de Flores, neste município realizaram ontem uma paralisação na BR-116, no trecho que dá acesso à comunidade, para dar visibilidade ao problema da falta de segurança. A mobilização dos comerciantes já vinha acontecendo, diante do grande número de assaltos às lojas.

Em apenas uma semana deste mês de janeiro, 14 assaltos foram realizados. Flores é o principal Distrito do município, que é formado pela sede de Flores, Ramal de Flores e comunidade de Miguel Pereira.

Ao todo, cerca de 10 mil pessoas são atendidas pelo comercio local. A sede do distrito tem equipamentos públicos importantes, como uma escola estadual, uma municipal, unidade base de saúde, posto policial, além do comércio que é bastante atuante.

Entre os segmentos estão confecções, mercantis, postos de gasolina e lanchonetes. De acordo com um dos lojistas, Márcio da Costa, a população depende do comércio. Do contrário, teriam que se deslocar para a sede de Russas, que fica a cerca de 15km, ou à sede da cidade vizinha de Limoeiro do Norte, que também fica distante 15 km. "A população depende do comercio local e nós de pendemos da população, mas as pessoas estão com medo de sair de casa. A onde de assaltos é muito grande", reclama.

De acordo com ele, apenas dois policiais militares atuam em todo o Distrito. Marcio também afirma que a viatura em que a PM trabalha é precária. "Uma vez a viatura precisou ser empurrada para funcionar", denuncia o comerciante.

Diante da precariedade da segurança, só em uma semana, foram 14 assaltos a estabelecimentos comerciais, incluindo postos de gasolina e arrombamento de casas. A comerciante Marcia Vidal contou que, devido à insegurança, atendia os clientes através de um vidro de proteção, mas a barreira foi ignorada pelos bandidos. "Eles chegaram com uma pedra, quebraram meu vidro e assaltaram a loja. Tive prejuízos com o estoque masculino, onde eles levaram muitas peças", reclama.

Para o comerciante Leudo Silva, a situação está insustentável. "Desde que começou o ano, está sendo uma média de um assalto por dia. Teve uma semana que foram 14, em 8 dias. Estamos fazendo essa ação para chamar atenção das autoridades para o nosso problema, porque não da mais pra continuar assim. Se nada for feito, dentro de um mês nós vamos nos reunir e ocupar a BR de novo", alerta.

Insatisfeitos, comerciantes e moradores paralisaram a BR-116 na manhã de ontem. A ação durou 1h30min e às 10 horas teve o trafego liberado. O major da PM, Humberto Oliveira, confirmou que apenas dois policiais fazem a patrulha na região. "São quatro policiais divididos em duas equipes que se revezam para cobrir a região", informou o militar. Sobre possível reforço, não há previsão.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados