NOTÍCIAS / BRASIL

Envolvido em fraude da Mega-Sena comprou sete carros em um dia, diz PF

Folhapress

21/01/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A quadrilha que desviou R$ 73 milhões da Caixa forjando um bilhete de Mega-Sena cometeu erros grosseiros, segundo a Polícia Federal, como a compra de vários veículos de luxo em um mesmo dia. No último sábado (18), a PF desencadeou uma operação para desarticular a quadrilha. Esta foi a maior fraude já sofrida pela Caixa.

O suplente de deputado federal pelo Maranhão, Ernesto Vieira Carvalho Neto (PMDB), está entre os detidos. A PF apreendeu um avião comprado por ele. A suspeita é que a aeronave tenha sido comprada com parte do dinheiro do roubo.
 
A quadrilha, diz a PF, cometeu erros primários, como compras excessivas logo após o golpe. Um dos suspeitos comprou em uma mesma concessionária de Goiânia, num único dia, seis carros Corolla e uma caminhonete Hilux.

Robson Nascimento, gerente de uma agência da Caixa em Tocantinópolis (TO), também está preso sob suspeita de integrar a quadrilha. Segundo as investigações, Nascimento foi o responsável por fazer a primeira movimentação dos R$ 73 milhões para uma conta corrente com titular fictício.

A conta foi aberta no dia 5 de dezembro e, a partir dela, o dinheiro desviado foi repassado para diversas outras espalhadas pelo país.

Para o delegado da PF Omar Peplow, que apura o caso, outro erro crasso foi o uso de um comprovante real de endereço para abertura da primeira conta a receber o dinheiro desviado uma pessoa confirmou em depoimento ter fornecido o comprovante ao suplente de deputado.

Gerentes da Caixa, conforme a PF, possuem uma senha de acesso à conta que efetua pagamentos de prêmios. Antes de efetuarem o pagamento, porém, precisam enviar o bilhete vencedor para checagem da superintendência da Caixa, em São Paulo. A Caixa não recebeu nenhum bilhete, mas mesmo assim o valor foi transferido.

A reportagem questionou o banco se há outros funcionários envolvidos e se houve fragilidade no controle interno que tenha permitido o depósito milionário sem a devida checagem do suposto bilhete. A Caixa, em nota, disse que "aprimorou seus controles internos diante de fato relevante" e que também abriu apuração interna.

O banco informou que acionou a polícia logo que constatou a fraude, que continua acompanhando o caso e que colabora com as investigações. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Nascimento. O advogado do suplente de deputado não respondeu aos telefonemas da reportagem.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados