NOTÍCIAS / BRASIL

Contribuintes têm direito ao ressarcimento do IPVA se carro for furtado ou roubado

Diário de Pernambuco

18/01/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Com a chegada dos primeiros boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano, os contribuintes precisam ficar atentos aos direitos que possuem. Muita gente não sabe, por exemplo, que o proprietário que sofre roubo ou furto do veículo pode ser restituído de parte do IPVA que pagou. O direito ao reembolso é lei antiga, mas é ignorada ou desconhecida. Os números comprovam a falta de procura.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), mais de sete mil veículos foram roubados em 2013 e mais de três mil foram furtados. Menos de 10% dos registros de pedido de ressarcimento são do tipo. O pedido de reembolso vale para os últimos cinco anos e segue regras.

“A restituição é proporcional. O cálculo é feito de acordo com o valor do IPVA pelos meses em que o proprietário do veículo licenciado ficou sem o carro, a partir da data do Boletim de Ocorrência (B.O.)”, explica o diretor de antecipação e sistemas tributários da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), Willams Rocha. “Além disso, a solicitação é apurada e, com a validação dos detalhes e do valor a ser devolvido pelo governo, a restituição ocorrerá no exercício do ano subsequente”, complementa. A Sefaz-PE destaca que o contribuinte recebe o valor na conta corrente que informar. A restituição é exclusiva do IPVA, que é apenas uma das taxas que compõem o licenciamento do veículo. Seguro obrigatório ou taxa de bombeiro, por exemplo, não tem qualquer retorno.

A devolução também é garantida quando o pagamento é feito em duplicidade. É por esta razão que quase 100% dos contribuintes solicitam ressarcimento - quatro mil pedidos por ano, em média, segundo a Sefaz-PE. Ainda em casos de pagamento em duplicidade, o histórico de registros mostra que boa parte está relacionada ao pagamento parcelado, quando há descuido do contribuinte e ele paga a mesma parcela mais de uma vez. Para cada caso, a restituição depende de análise da Secretaria da Fazenda.

Por enquanto, a solicitação de ter o IPVA restituído exige comparecimento presencial do contribuinte. “Quem tiver o carro roubado, por exemplo, precisa ir a uma agência da Receita estadual ou a qualquer unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Na unidade, ele preeche um formulário com toda a documentação que diz respeito ao veículo (inclusive queixa pelo roubo) e dá entrada ao processo”, explica. Em caso de dúvidas, o Telesefaz é 0800-285-1244.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados