NOTÍCIAS / BRASIL

Contribuinte já pode pedir revisão do IPTU

Diário do Nordeste

16/01/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Embora a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ainda não tenha chegado à casa dos fortalezenses - o que deve acontecer na próxima semana -, os contribuintes que acessaram o boleto pela internet já podem, se assim desejarem, solicitar a revisão do valor. É importante, entretanto, estar seguro sobre o eventual erro na fatura, uma vez que há o risco de, após a nova avaliação, o tributo ter o valor aumentado.

O pedido para a revisão do IPTU pode ser feito até o dia 10 de março. Contudo, informa a Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin), caso o contribuinte queira se beneficiar da cota única, obtendo desconto de 10%, o prazo final para encaminhar a solicitação é o dia 7 de fevereiro. Até que a Prefeitura envie uma resposta, o contribuinte não é obrigado a pagar a cobrança.

Insatisfação

Antes mesmo de o boleto ser enviado pelos Correios, muitos contribuintes já se mostram dispostos a recorrer contra o valor deste ano. "Não reclamei ainda porque não estou com os dados do ano passado aqui. Mas depois eu vou ter que reclamar", comentou a contadora Vanda Marques, que, na tarde de ontem, foi à sede da Sefin para saber quanto teria de pagar por um terreno que possui no bairro Vila Peri.

Neste ano, o imposto a ser pago é de R$ 256. O valor, conta, causou estranheza, já que, em 2012, teve de pagar "cento e pouco reais" pelo mesmo terreno. Ainda que não lembrasse no momento quanto pagou no último ano, a contadora destacou que o acréscimo pode ter sido de aproximadamente 100%.

Outro contribuinte que foi até a secretaria ontem, o comerciante Ricardo Barros também se disse insatisfeito. "Até ano passado, meu pai pagava mais ou menos 20 reais de imposto. Agora, (a conta) veio 80 reais", relatou o comerciante, que, assim como o pai, mora no bairro Bom Jardim. Para ele, o principal motivo para se sentir insatisfeito com o peso maior do tributo é o fato de o lugar onde mora ter infraestrutura precária, carecendo ainda de investimentos em diversas áreas. A iluminação insuficiente, a falta de segurança e de unidades de saúde, apontou, estão entre as principais deficiências da região.

Ação judicial

O comerciante disse que analisa a possibilidade de recorrer contra o imposto, mas afirmou que irá esperar o resultado da ação judicial impetrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido República (PR) contra o reajuste do imposto. A matéria será analisada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tem reunião prevista para hoje.

Os dois partidos entraram com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e com pedido de liminar para suspender aumento do IPTU.

Como proceder

Conforme a Sefin, quem verificar inconsistências cadastrais no IPTU pode entrar com um pedido de correção preenchendo um formulário disponível no site da secretaria, anexando a documentação necessária e protocolando o pedido nas Regionais I, II e VI ou na própria Sefin. A documentação para cada caso também se encontra no site. Segundo a secretaria, o tempo médio de resposta é de 30 dias.

Cuidados

De acordo com o advogado tributarista Schubert Machado, o contribuinte que pretende enviar um pedido de revisão - por ter identificado falhas como um erro na área do imóvel, por exemplo - deve tomar alguns cuidados. Uma das recomendações, frisa, é procurar um profissional que conheça a nova lei e possa analisar o caso. O ideal, complementa, é conversar com um advogado, embora outros profissionais acompanhem o tema também possam ajudar.

Machado acrescenta que é recomendável conversar com vizinhos sobre o aumento da tarifa, tanto para comparar valores quanto para uniformizar e organizar melhor as reivindicações de cada contribuinte. O advogado destaca ainda que muitos imóveis da Capital estão com valor venal defasado. Desse modo, indica Schubert, a revisão poderá, em determinados casos, acabar resultando num aumento da tarifa deste ano.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados