Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Acordo visa facilitar transporte de órgãos

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

05/12/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A rapidez é essencial quando a questão é transplante de órgãos, principalmente nos casos em que estes vêm de outro Estado. Por isso, o Ministério da Saúde firmou, ontem, o Acordo de Cooperação Técnica com as cinco maiores empresas aéreas para garantir o transporte de órgãos sólidos e tecidos em todo o território nacional. Somente neste ano, 33 órgãos que salvaram a vida de pacientes no Ceará vieram de outras localidades.

O acordo pretende ampliar a oferta de voos e, com isso, reduzir o tempo entre a retirada dos órgãos do doador e o transplante no paciente receptor. As empresas vão garantir vagas no avião tanto para equipes quanto para o material a ser transportado. Em casos de voos lotados, as companhias vão sugerir que passageiros voluntariamente cedam seu lugar e embarquem em outro avião.

Em 2012, 951 órgãos e 2.563 tecidos foram transportados pelo Brasil, 14,6% do total de transplantes no ano. Já em 2013, até agora, foram 3.514. A expectativa é que, com essa novidade, o número de órgãos transportados aumente 10%.

Ao todo, cinco linhas aéreas se comprometeram em participar da iniciativa. São elas: TAM Linhas Aéreas, Grupo Gol, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Oceanair Linhas Aéreas e também Passaredo Transportes Aéreos.

De acordo com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Ceará, até o último dia 3, foram realizados 1.169 transplantes no Estado. Em todo o ano passado, foram 1.269 e, em 2011, o CNCDO registrou 1.297.

Desses, 33 foram enviados de outros estados. Ao mesmo tempo, o Ceará transportou 58. Os meses com maiores números de procedimentos foram maio, com 11 recebimentos e novembro, com 17 envios.

A córnea foi o órgão mais transplantado em 2013 - foram registrados 648 procedimentos. O segundo órgão mais transplantado foram os rins (224) e, em terceiro lugar, ficou o fígado, com 175 procedimentos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados