Previsão do Tempo

RUSSAS

28ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Girleuda Matias é eleita prefeita de Tarrafas

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

02/12/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Nova prefeita recebe os cumprimentos de eleitores após a vitória. FOTO: ROBERTO CRISPIM
Nova prefeita recebe os cumprimentos de eleitores após a vitória. FOTO: ROBERTO CRISPIM

Com 57,22% dos votos válidos, a candidata Girleuda Matias (PT) foi eleita ontem prefeita deste município, após realização de eleições suplementares determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A diferença entre ela e o candidato derrotado, Cláudio Germano (PSD), foi de 1.002 sufrágios. Foram apurados 5.640 votos. Deste total, Girleuda Matias recebeu 3.227 votos. O segundo colocado recebeu 2.225 votos, ou 39,45% da votação. Votos nulos foram 135, enquanto que brancos somaram 53. O número de abstenções foi de 1.788, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Girleuda Matias é esposa do também petista Neto Alcântara, que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, em atendimento a um pedido realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor eleitoral Edgar Jurema de Medeiros, que apontou irregularidades na participação de Neto Alcântara no novo pleito.

A candidatura de Girleuda Matias só foi registrada na Justiça Eleitoral no início da noite da última quinta-feira, data limite para troca de candidaturas, conforme o calendário eleitoral do TRE-CE.

A propaganda eleitoral da candidata foi realizada em apenas um dia. "Só tivemos tempo de realizar um único comício. Somente no encerramento da campanha, na sexta-feira da semana passada, é que meu nome foi oficialmente levado ao eleitorado de Tarrafas", conta.

Durante todo o dia de ontem houve intensa movimentação pelas ruas da cidade. Nos distritos e demais localidades interioranas, eleitores também demonstravam ansiedade em relação ao resultado das eleições.

Para evitar que houvesse quaisquer problemas durante o transcorrer do período de votação, o juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral de Assaré, David Melo Teixeira Sousa, que também responde pelo município de Tarrafas, solicitou aumento no contingente policial militar, bem como a presença de policiais civis e federais.

Conforme o magistrado, apenas três incidentes foram registrados. Todos no período da manhã. "Houve uma denúncia de tentativa de captação ilícita de sufrágio e duas denúncias de provável transporte ilegal de eleitores. Ambas as situações não resultaram em prisões e estão sendo apuradas pela Polícia Federal", informou.

O delegado da Polícia Federal (PF), Samuel Elânio de Oliveira Júnior, esclareceu que foram tomados os depoimentos dos envolvidos e que irá remeter as informações ao Ministério Público Estadual para que o órgão ministerial decida se dará ou não continuidade às investigações.

Emocionada com a vitória, a prefeita eleita disse que irá priorizar o setor de saúde durante sua gestão. Ela apontou, ainda, deficiência nas áreas de educação, segurança, social, infraestrutura, cultura e juventude.

"O município viveu um período de caos administrativo. Não há, sequer, ambulâncias para atender aos nossos pacientes. Embora seja sabedora das deficiências em todas as áreas, nessa gestão, a saúde será prioridade absoluta", garantiu.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados