Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

PM-CE terá 17 mil homens até 2014

Óticas Diniz

01/12/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Até o fim da atual administração estadual do Ceará, a tropa da Polícia Militar deverá chegar a 17 mil integrantes. Esta é a previsão do Governo diante das últimas contratações e das convocações anunciadas pelo governador Cid Gomes.

No último dia 18, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou uma mensagem do Poder Executivo para a convocação dos candidatos ao cargo de soldado PM aprovados no concurso realizado em 2011. O objetivo é preencher todas as vagas existentes (1.100) até o mês de dezembro de 2014.

Edital

A mensagem também estabelece que, até o prazo de 31 de dezembro de 2014, esteja concluído o Curso de Formação profissional dos novos PMs, através da Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp).
Também foi lançado um edital para a contratação de mais servidores para a área da Segurança Pública. O documento diz respeito a um novo concurso para o preenchimento de 500 vagas no sistema, sendo 200 vagas para o cargo de primeiro-tenente da PM (180 para homens e 20 para mulheres)

As outras 300 vagas estão destinadas ao Corpo de Bombeiros Militar (CPM) distribuídas da seguinte forma; 30 vagas para o posto de primeiro-tenente (27 homens e três mulheres) e 270 vagas para soldados para a mesma corporação (256 homens e 14 e mulheres).
Até outubro, o contingente da PM era de aproximadamente 15 mil homens. No entanto, no dia 1º de novembro, o Governo do Estado, oficializou e realizou uma solenidade no Centro de Eventos do Ceará para a incorporação de 1.057 novos soldados.

Todos já estão atuando nas ruas da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza, depois de concluírem o Curso de Formação Profissional na Aesp. A preparação foi rígida e intensa.

Disciplinas

Os novos PMs tiveram que cumprir uma intensa carga horária de, nada menos, que 1.020 horas/aula. Tiveram que passar por dezenas de disciplinas, entre elas, "Sociedade, Ética e Cidadania´; ´Fundamentos Psicossociais do fenômeno na Violência´, ´Isolamento e Preservação de Local de Crime e Sinistro´; ´Armas, Munições Letais, Menos Letais e Equipamentos´, além de, Defesa Pessoal; Técnica Policial Militar, entre outras.

Com a chegada dos novos policiais, ao contingente disponibilizado para os comandos de Policiamento da Capital (CPC), Metropolitano (CPM) e do Interior (CPI) foram aumentados.

Capital

Mas, a prioridade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Comando-Geral da PM neste momento é o reforço na segurança de Fortaleza, que vinha sendo sacudida por uma onda de assaltos nos semáforos, ataques ´saidinhas´ e sequestros-relâmpagos, deixando os cidadãos assustados.

Nas principais praças da Capital, como a do Ferreira, José de Alencar, do Carmo, do Coração de Jesus, da Estação, Portugal, da Sé, da Lagoinha, entre outras, já é possível se observar a presença de policiais à pé, fazendo o patrulhamento.

Também foram reforçadas outras áreas de segurança e que são de interesse turístico, como a Avenida Beira-Mar, a Praia do Futuro, o Mercado Central e os corredores de maior tráfego, como as avenidas Santos Dumont, Bezerra de Menezes, Desembargador Moreira, Abolição, Leste-Oeste, além da Costa Oeste, na Barra do Ceará.
Conforme o Comando-Geral, depois de um período de instalação do novo policiamento, será feita uma avaliação para se saber dos efeitos da presença ostensiva da PM nesses locais, com base no cruzamento com os registros da Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops) e pelos Boletins de Ocorrência registrados nas delegacias da Polícia Civil.

Lançada

Na última sexta-feira, o Comando-Geral lançou, oficialmente, a ´Operação Centro Seguro´, que vai ser realizada até o dia 4 de janeiro. Ela tem por objetivo, segundo a SSPDS em Nota Oficial, propiciar ao fortalezense tranquilidade ao ir ao Centro para as compras de Natal e Ano Novo.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados