NOTÍCIAS / CIDADE

Governador inaugura 14ª policlínica regional, em Russas

01/12/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na segunda-feira (2), aumenta para 14 o número de policlínicas regionais  entregues à população pelo Governo do Estado em diferentes regiões do Ceará. Às 19 horas de segunda-feira o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, farão a inauguração da policlínica regional em Russas, na Rua Felipe Santiago, s/n, Centro. No total, são 22 policlínicas para ampliar e facilitar o acesso da população aos especialistas e a exames especializados na própria região onde mora. As outras 8 estão sendo concluídas. Já foram inauguradas em Tauá, Baturité, Camocim, Acaraú, Pacajus, Itapipoca, Aracati, Brejo Santo, Sobral, Campos Sales, Icó, Quixadá, Caucaia.

Acesso aos especialistas
A policlínica em Russas, como unidade de abrangência regional, atenderá a população de 191.117 habitantes dos cinco municípios que integram a 9ª Região de Saúde. Além da população de Russas, os moradores de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova e Palhano terão acesso a consultas com médicos especialistas em 10 áreas da medicina: cardiologia, cirurgia geral, clínica geral, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. A nova unidade também conta com especialistas em outras áreas, como a fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Acesso a exames
Os moradores são consultados pelos especialistas e também realizam na policlínica regional exames especializados, entre eles eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, audiometria e ainda coleta de patologia clínica. Os equipamentos para exames estão todos já instalados na nova unidade.
 
Recursos do Estado
 
O investimento em obras e na aquisição de equipamentos da policlínica regional em Russas foi de R$ 7.834.213,76. Todas as policlínicas regionais foram construídas e equipadas com recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O custeio mensal é compartilhado entre o Estado e os municípios que formam cada Região de Saúde, através da gestão feita por consórcio público de saúde.    
 
Homenagem
 
A policlínica regional em Russas recebe o nome de Dr. José Martins de Santiago. É uma homenagem ao médico que nasceu na localidade de Córrego de Maria  Francisca, atualmente Pitombeira, em Russas. Filho de Francisco Felipe Sobrinho e Maria Martins de Carvalho, ingressou na Faculdade de Medicina, formando-se em 1962. Casou com Francisca de Oliveira Santiago em 1963 e teve seis filhos. Fez Residência Médica na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza. Retornou para sua terra natal, onde assumiu o primeiro emprego no antigo Sandu, órgão público de assistência médica.
 
Trabalhou no Hospital de Russas cinco anos. Em 1966 entrou para a política. Foi prefeito de Russas de 1967 a 1971. Foi reeleito para o período de 1977 a 1983. Foi suplente de deputado estadual, na década de 80. Em 1985 foi delegado regional do trabalho em Russas. Retornou à política em 1992 como vice-prefeito de Russas. José Martins de Santiago morreu em 1993, na capital.
CEO e UPA 24h
 
Em Russas, como parte da nova rede de assistência à saúde do Ceará, já funciona o CEO regional desde julho de 2010, e está em conclusão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) para atendimentos aos casos de urgência e emergência. Em todo o Estado são 22 policlínicas, 19 CEOs regionais, 32 UPAs 24 horas e dois hospitais regionais já em funcionamento em Juazeiro do Norte ( Hospital Regional do Cariri) e em Sobral ( Hospital Regional Norte) e um em construção em Quixeramobim ( Hospital e Maternidade do Sertão Central).

Até outubro deste ano foram realizados no CEO regional em Russas 49.103 atendimentos à população dos cinco municípios da 9º Região de Saúde. Entre os serviços feitos no CEO regional estão ortodontia, endodontia, periodontia, próteses dentárias e instalação de aparelhos ortodônticos. Foram instaladas 5.255 próteses e 1.107 aparelhos ortodônticos. A gestão do CEO regional também é feita por consórcio público de saúde, acrescentando a participação do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, no custeio mensal, juntamente com o governo do Estado e os municípios.

Mário Oliveira - Com informações ASCOM SESA

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados