NOTÍCIAS / CIDADE

Feriado em Russas lembra N. Sra. de Fátima

Ellen Freitas

27/11/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Hoje é feriado religioso neste município. A data é para lembrar o 27 de novembro de 1953, quando às 10 horas da manhã, a comunidade católica acolhia a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A ocasião foi considerada um grande acontecimento religioso para o município que até o prefeito da época, Dr. Raimundo Maciel Pereira, decretou o feriado que é comemorado até hoje.

Já se passaram 60 anos da passagem da imagem pelas cidades do Vale do Jaguaribe, que chegou a visitar na mesma época cidades como Limoeiro do Norte e Jaguaruana. A partir da ocasião e com o decreto municipal desta data, todos os anos o dia 27 de novembro é respeitado como feriado religioso.

Diante disso, não haverá aula para as escolas da rede pública e privada, bem como o funcionamento de serviços públicos do município, como secretarias e postos de saúde. Alguns órgãos das esferas estaduais e federais também deverão seguir o feriado, como Posto da Previdência, Correios, Secretaria da Fazenda, entre outros. Já o comércio, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas, deverá funcionar até às 13 horas.
Para comemorar o Jubileu de Diamante (1953 - 2013), foi confeccionado um livro, onde conta toda a história da data, além construção do calendário do evento a partir de então.

As nove leituras relembram a chegada da imagem, a construção da primeira capela em agradecimento às graças alcançadas, a construção da capela maior onde hoje é o Santuário de Fátima, a participação das mães na consolidação do novenário e diversos outros resgates históricos.

Devoção

A programação do novenário de Nossa Senhora de Fátima, que passou a ser realizado no município após a vinda da imagem, este ano é voltada para relembrar momentos históricos que demonstra a fé e devoção a Santa de Fátima.

De acordo com uma das coordenadoras litúrgicas do novenário, Etelvina Rodrigues Pinheiro, todos os textos lidos durante o novenário foram baseadas em pesquisas feitas pela Paróquia de Russas nos últimos 60 anos. “Para a Igreja Católica, este é o ano da fé e o tema da festa deste ano vem resgatar os 60 anos da passagem da imagem peregrina e como isso fortaleceu a fé dos russanos. No Vale do Jaguaribe, somente Russas comemorar anualmente a data”, ressalta. A festa teve início no dia 17 de novembro e se estende até hoje. A programação de encerramento dos festejos tem início às 8h da manhã, com missa a ser celebrada no Santuário de Fátima. À tarde, às 17 horas, é realizada uma procissão com a imagem da Santa, que sai do Santuário e percorre diversas ruas do bairro de Fátima. Após a procissão, com chegada de volta ao Santuário, é celebrada missa campal para os fiéis. Os organizadores esperam reunir bom número de católicos.

“É importante para a religiosidade e para a história da cidade reviver essa data, de tudo o que aconteceu e tudo o que mudou durante esses anos e que damos continuidade até hoje”, ressalta Etelvina.

Aparição

Segundo a Igreja Católica, a origem à devoção a Nossa Senhora de Fátima é do ano de 1914, quando no dia 13 de Maio, a Virgem Maria apareceu pela primeira vez aos três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) na cidade de Fátima, em Portugal.

Segundo relatos dos pastores registrados na época, a Virgem Maria se identificava como Nossa Senhora do Rosário, dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A primeira peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima foi em 13 de Maio de 1947, feita segundo indicações da Irmã Lúcia, e desde então a imagem viaja o mundo inteiro levando mensagem de paz e amor.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados