Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Dos 144 açudes do Ceará, 106 estão em estado crítico

Óticas Diniz

O povo

26/11/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
106 açudes, dos 144 do Estado, estão abaixo de 30% da capacidade (Foto: Edimar Soares/O Povo)
106 açudes, dos 144 do Estado, estão abaixo de 30% da capacidade (Foto: Edimar Soares/O Povo)

O relatório hídrico mensal divulgado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) nesta segunda-feira, 25, aponta estado crítico nas reservas hídricas em açudes do Ceará.

Em razão do longo período de estiagem, 106 açudes, dos 144 do Estado, estão abaixo de 30% da capacidade. Apenas o açude Gavião, localizado na Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza, está quase cheio, com 92,32% de sua marca máxima.

Açudes como Forquilha II e Trici, em Tauá, Quincoé, em Acopiara, Desterro e São Domingos, em Caridade, Cupim e Jaburu II, em Independência, e Sucesso, em Tamboril, estão com 0% ou menos de 1% da capacidade.

O Sertão de Crateús apresenta a situação mais alarmante, pois todos os reservatórios estão com no máximo 10% da capacidade total. O açude Castanhão com possibilidade de armazenar 2850.34 hm3 de água é maior do Ceará, porém está com apenas 42,54% da capacidade total.

Na última quarta-feira, 20, bispos do Ceará se reuniram com representantes da Cáritas Regional Ceará para discutirem sobre a seca no Estado. O grupo cobrou do governo a distribuição de água para as comunidades afetadas pela estiagem. Um Documento dos Povos do Semiárido Cearense com medidas emergenciais será encaminhado ao governador Cid Gomes (Pros) e ao secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados