NOTÍCIAS / CIDADE

Fórum da Rede Cegonha de Aracati, Russas e Limoeiro acontece nesta terça-feira (19)

ASCOM - SESA CEARÁ

19/11/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A série de fóruns da Rede Cegonha que a Secretaria da Saúde do Estado vem realizando nas diferentes regiões do Ceará desde agosto deste ano ocorrerá na próxima semana  em Aracati. Nesta terça-feira (19), a II Reunião do Fórum da Rede Cegonha das Regiões de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte acontecerá na Escola Profissional Prof.ª Elsa Maria Porto Costa Lima, na Rua José de Alencar, 1930, em Aracati. O encontro, com início às 8 horas, segue durante todo o dia e reúne os responsáveis pela gestão das políticas de atenção à saúde da gestante e da criança com até dois anos de vida, como os gestores municipais, profissionais e técnicos de saúde, além de representantes da comunidade feminina.

O Fórum de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte, que já havia realizado a primeira reunião no dia 13 de agosto, tem o objetivo de fortalecer a rede perinatal das regiões de saúde das quais os três municípios fazem parte, no caso a 7º, 9º e 10º, além de favorecer o acesso a informações atualizadas das práticas de atenção à saúde da gestante e do bebê que vem sendo desenvolvidas a nível regional.

Lançada em 2011, a Rede Cegonha é uma estrategia criada pelo Ministério da Saúde que busca reforçar a assistência humanizada às mulheres atendidas pelo SUS desde o momento de confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê, através da garantia do direito ao planejamento reprodutivo seguro e ao nascimento, crescimento e desenvolvimento saudáveis para mãe e bebê. Dentre as ações tomadas, estão o financiamento dos exames pré-natal e o fornecimento de kits para as Unidades Básicas de Saúde e para as gestantes, além do custeio no transporte das grávidas para as consultas do pré-natal e para o momento do parto.

Para oferecer a melhor estrutura nesse momento tão importante para o desenvolvimento futuro do bebê, também são feitos investimentos para a ampliação e qualificação dos leitos de UTI, UCI e Canguru, além da construção de locais adequados para o parto, como os Centros de Parto Normal - CPN e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera - CGB.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados