Previsão do Tempo

RUSSAS

30ºC

NOTÍCIAS / CIDADE

Russas: Mountain biking ganha adeptos

Óticas Diniz

Ellen Freitas

12/11/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Cresce o número de grupos que praticam mountain biking no Vale do Jaguaribe. O esporte se popularizou no município nos últimos três anos, o que estimulou a instalação de uma loja específica para o esporte. Além das bikes, a empresa é também especializada em manutenção e venda de acessórios.

Quem teve a ideia foi o jovem empresário e esportista Rafael Tavares, que há três anos iniciou no esporte, juntamente com um amigo, neste município. Aos pouco o MTB Russas, grupo no qual faz parte, foi agregando participantes, contando atualmente com 40 praticantes.

Foi diante da necessidade de uma loja específica para venda de peças que ele montou a Bike Store há três meses. "Era complicado pra gente comprar as peças, porque não é uma bike comum. Tínhamos que ir pra Fortaleza ou Mossoró, hoje ficou mais fácil pra quem precisa dar manutenção", afirma Tavares.

A loja se especializou no esporte com a venda das bikes, acessórios e manutenção. Seja para asfalto ou para prática de trilhas, as bicicletas possuem um investimento elevado, com preços a partir de R$ 1.000,00.

Entretanto, o empresário explica que uma bicicleta comum não pode ser utilizada para este fim, já que pode causar prejuízos à saúde do praticante, além do desgaste natural da bike que, no segundo caso, não foi projetada para o esporte e assim o comprador pode ter prejuízos.

Interesse

"A procura aumentou muito, e indicamos o melhor produto. A dica que eu dou para quem vem comprar a bike é que ela seja de acordo com o a altura da pessoa que for pedalar, porque vem a questão de adaptação, do conforto. Além também dos equipamentos de segurança. Capacete é fundamental".

Desde que inaugurou a loja já foram vendidas 13 novas bicicletas, além das peças que é o que mais movimenta o mercado. As bikes são compradas diretamente de fábricas em São Paulo e Minas Gerais, algumas até importadas, como a Giant, fabricada na China.

Tavares ressalta que a grande dificuldade está nos elevados tributos de importação desses produtos. "Grande parte dos acessórios das bikes são importados e os custos com impostos ainda é muito elevado e isso deixa o produto ainda mais caro", lamenta.

Os acessórios e as peças de reposição ele compra também em fábricas e em representantes com lojas situadas em Fortaleza e em Mossoró. Algumas bicicletas são feitas de fibra de carbono ou alumínio, o que deixa a bike mais leve. Como praticante do esporte, o empresário conta que o preço faz muita diferença no desempenho da pedalada e quanto mais leve for, mais cara ela vai custar.

Orienta também que a manutenção deste tipo de bicicleta seja feita a cada dois meses, período ideal para se verificar desgaste de peças e no caso a imediata troca. Ele conta que está montando quatro bicicletas para aluguel na própria loja, como forma de divulgar o esporte.

"As vezes a pessoa tem interesse, mas não quer fazer um investimento na bike porque não sabe como é o esporte, não sabe se vai gostar, então o aluguel vai ajudar a quem tem dúvidas, decidir se compra uma bike ou não", explica Tavares.

Hoje no município há cerca de três grupos que praticam ciclismo em diversos estilos, movimentando um público de cerca de 150 pessoas. O mountain biking é o esporte que envolve no percurso terrenos com diversas irregularidades e obstáculos. É praticado principalmente nas zonas rurais.

Um dos grupos, MTB Russas, pratica o esporte às sextas a noite e nos sábados pela manhã, envolvendo entre 15 e 20 participantes por dia. Outra equipe realiza a pedalada pelas principais ruas da cidade, uma vez por semana no horário da noite. Para este não há tantas especificações quanto ao tipo de bicicleta, e o intuito é um estímulo à promoção da saúde com a prática de atividade física.

Como esporte, o mountain biking está se popularizando na região, com grupos nas cidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte. Estes dois municípios já realizaram competições envolvendo participantes da região, além de competidores de Mossoró, no Rio Grande do Norte e da capital cearense.

No próximo fim de semana, Russas realizará a primeira competição com bikes, como parte da programação do 7º Enduro vale Aventura, que recebe a 11ª Etapa do Campeonato Cearense de enduro Fim, que envolve trilhas com motos e quadriciclos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados