Previsão do Tempo

RUSSAS

35ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará manda mais 90 mil ton de minério à China

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

12/11/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Novo embarque com 90 mil toneladas de minério de ferro começa a ser carregado a partir desta quarta ou quinta-feiras, no navio Harm, no Porto do Pecém, de onde segue no dia 22 próximo, com destino à China. Oriundo da usina de mineração da Globest Participações, instalada há cerca de três anos, no município de Quiterianópolis, na Região dos Inhamuns, no Interior cearense, o minério constitui a oitava remessa da empresa para o continente asiático.

Esta carga, no entanto, é a primeira a ser exportada com o minério de ferro já beneficiado na própria usina, a partir de investimentos realizados pela Globest, da ordem de R$ 52 milhões em um novo processo de beneficiamento, há cerca de um ano. Até junho último, o ferro era extraído e exportado em forma de pedras brutas.

Maior valor agregado

Agora é beneficiado, o que permite a sua utilização na produção de ferro gusa, insumo de maior valor agregado, e consequentemente de melhor preço, próprio para a produção de aço, pelas siderúrgicas chinesas e de demais países para onde o produto for destinado.

Segundo a direção da Globest, o minério de ferro já se encontra no pátio da empresa, nas proximidades do terminal portuário do Pecém. O minério continua chegando ao porto por meio dos modais de transporte rodoviário e ferroviário.

Para viabilizar as exportações do minério, sempre em grandes volumes e peso, a empresa adquiriu um shiploader - equipamento que otimiza o embarque de mercadorias nos navios, sem a necessidade dos guindastes comumente utilizados.

Conforme explicou a Assessoria de Imprensa da CearáPortos, - empresa que administra o porto,- o carregamento do navio demanda cerca de dez dias. "A previsão é que o minério comece a ser carregado nesta quarta ou quinta-feira", confirma a Ceará Portos. Ambas as empresas não revelam os valores da operação, nem da exportação.

Produção

Atualmente, a Globest produz, em torno de mil toneladas de minério de ferro beneficiado por dia. A expectativa é que a empresa irá ampliar a capacidade de beneficiamento para duas mil toneladas, diariamente, ainda neste ano. A jazida de minério de ferro da Globest, em Quiterianópolis, tem potencial de extração de dois milhões toneladas, o que representa cerca de dez anos de exploração. Desde que iniciou as operações no Ceará, a Globest já exportou cerca de 500 mil toneladas, conforme informações da direção da mineradora.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados