NOTÍCIAS / CIDADE

Russas faz caminhada contra câncer de mama nesta Quarta-feira (30)

Russas News

29/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de mama,  a Prefeitura Municipal de Russas, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover caminhadas contra o Câncer de Mama nesta  quarta-feira (30). A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, voltada ao público feminino.

A caminhada terá o seguinte trajeto, saída da Secretaria de Saúde ás 17:00hs, seguindo pela avenida Dom Lino, indo até a Praça do estudante. Durante o trajeto haverá distribuição de folders, explicativos, lacinhos rosas, além de um stand da Secretaria de Saúde com profissionais especializados orientando as mulheres alvo da campanha.

O diagnóstico do câncer é difícil pois só aparece através de uma mamografia. É uma doença silenciosa, com alguns sintomas, se a mulher tiver algum é melhor que procure um medico imediatamente. O câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres no mundo, apesar de ser uma doença com alta chance de cura.

A DOENÇA

O câncer de mama é o resultado do crescimento descontrolado de células do corpo humano, que começam a se multiplicar sem parar e forma um tumor maligno. Se a doença demora para ser descoberta e tratada, esse tumor cresce cada vez mais e pode levar a pessoa a morte.

Alguns fatores como surgimento de nódulo no seio, mudança de cor, enrugamento ou elevação da pele em um parte do seio, mudança no tamanho e no formato, secreção no bico do seio ou ainda um ou mais nódulos nas axilas, podem ser sinais da doença. Ainda há fatores como hereditariedade, obesidade, menstruar antes dos 12 anos, ter o primeiro filho depois dos 30 anos, ou menopausa pós os 55 aumentam as chances. Mulheres neste grupo de risco devem fazer a mamografia antes dos 40 anos. Fatores externos como uma maior exposição a poluentes, também podem influenciar no aumento dos casos.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo. No Brasil é o que mais mata mulheres, sendo 450 por ano.

O exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde, então em caso de qualquer irregularidade no auto-exame procure imediatamente o médico. O auto-exame deve ser feito mensalmente na semana seguinte a menstruação.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados