Previsão do Tempo

RUSSAS

32ºC

NOTÍCIAS / MUNDO

Pesquisa aponta que maioria dos americanos é a favor da legalização da maconha

Óticas Diniz

Folhapress

23/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Pela primeira vez, a maioria dos americanos está a favor da legalização da maconha, segundo a empresa de pesquisa Gallup. Quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez em 1969, 12% apoiavam a legalização. Hoje são 58%.

Nos anos 70, a porcentagem cresceu para 28%, mas voltou a cair nos anos 80 e 90 até atingir os 50% em 2011. Este ano, 38% dos americanos admitiram ter utilizado a droga, o que pode ser um fator contribuinte para a aceitação da legalização.

Outro fator seria o fato de Washington e Colorado terem aprovado a legalização do uso recreativo da droga no ano passado. A Califórnia deve realizar referendo em 2014 sobre o assunto.

Embora o governo Obama mantenha a posição de que a legalização deveria ser feita sob lei federal, o procurador-geral adjunto, James Cole, anunciou que o Departamento de Justiça não irá contestar a legalidade dos referendos bem sucedidos em Washington e no Colorado, desde que os estados mantenham regras rigorosas sobre venda e distribuição da droga.

Entre os republicanos, 35% é a favor da legalização. O índice sobe para 62% entre independentes e 65% entre democratas. Entre os americanos de 18 até 29 anos, 67% concorda com a legalização. Para os americanos com mais de 65 anos, a porcentagem é de 45%.

Os resultados são baseados em entrevistas telefônicas realizadas de 3 a 6 de outubro de 2013, com uma amostra aleatória de 1.028 adultos, residentes nos 50 estados dos EUA e no Distrito de Columbia.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados