NOTÍCIAS / CIDADE

Russas está com projetos inacabados

Ricardo Torres/DN

23/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Russas Os moradores desta cidade estão reivindicando o funcionamento de equipamentos públicos que foram deixados inacabados pela gestão passada, do ex-prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas. Passados quase 10 meses da nova administração municipal, quem tem à frente Raimundo Weber de Araújo, as obras ainda não foram entregues a população.

Academia da Saúde teve a parte física concluída, mas não foi inaugurada. Agora, vândalos depredaram o local e a população ainda não foi beneficiada com o projeto que previa mais qualidade de vida para os moradores FOTO: RICARDO TORRES

Um dos alvos das reclamações é Academia da Saúde, que em sua proposta original é um espaço público construído para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato); e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

Localizada no parque urbanizado da Lagoa Caiçara, e com a obra concluída, ainda não funciona, e vem tendo sua estrutura depredada por vândalos, como sua iluminação externa, que apresenta a falta das luminárias e com fiação exposta.

Até mesmo os bancos no entorno do prédio, tem pontos danificados, com parte arrancado. Não há no local, sinais de intervenção para a devida manutenção. Já a praça do PEC (Praça dos Esportes e da Cultura), agora denominada CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) é maior alvo de reclamação. Localizada no bairro Tabuleiro do Catavento, a obra está totalmente concluída, mas não funciona.

O objetivo do projeto é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, para promover a cidadania em áreas de alta vulnerabilidade social.

A localização é uma área carente de espaços de lazer público, o que poderia ser resolvido com o funcionamento do equipamento. Os moradores lamentam que os espaços estejam sendo utilizados de maneira errada. Em alguns momentos, o que deveria ser um espaço de cultura e lazer, vem servindo para usuários de drogas.

Segundo Nilenor de Oliveira, ex-coordenador de projetos da gestão passada, as duas obras foram concluídas, e entregues pelas empresas à atual gestão.

Outra obra que inquieta a população é de responsabilidade do Estado: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já teve sua estrutura física concluída.

Porém, nada é feito no local, e os sinais de abandono são visíveis. Os moradores reclamam a necessidade de assistência médica, que poderia ter uma melhor oferta a partir do seu funcionamento.

Motivos

Segundo o assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Russas, Cid Ferreira, sobre as obras mencionadas, explicou que para o funcionamento da Academia da Saúde, se faz necessário a liberação da última parcela dos recursos destinados à obra. A previsão é que nos próximos dias seja concluída a liberação, para após isso seja agendada a inauguração. Já o CEUs, foi confirmado a conclusão da parte física, e estando o município no aguardo dos equipamentos, o que acontecerá com a liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal, para então ser inaugurada. Quanto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ele explicou que a obra também teve sua conclusão na parte física, restando a aquisição de equipamentos por parte da Secretária da Saúde do Estado.

Mas foi adiantado pela assessora municipal que a UPA não faz parte do calendário de prioridades deste ano, ficando sua conclusão e inauguração possivelmente para 2014.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados