Previsão do Tempo

RUSSAS

23ºC

NOTÍCIAS / MUNDO

Windows deixará de ser atualizado em 20 milhões de PCs no Brasil

Óticas Diniz

Site Miséria

22/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Tela do sistema operacional Windows XP (Foto: Divulgação/Microsoft)
Tela do sistema operacional Windows XP (Foto: Divulgação/Microsoft)

O ciclo de atualizações de segurança do Windows XP com o pacote de atualizações SP3 (Service Pack 3) chega ao fim no dia 8 de abril de 2014. Na prática, o sistema operacional lançado em 2001 não receberá mais correções de segurança a partir desta data, em nenhuma versão, deixando cerca de 20 milhões de computadores vulneráveis no Brasil.

“Basicamente, a maioria das pessoas que usa XP está desprotegida”, alerta Priscila Alves, gerente geral para o Windows na Microsoft Brasil. Segundo ela, quando os pacotes mensais de correções de segurança da Microsoft forem liberados para os sistemas mais recentes (Windows Vista, 7, 8 e 8.1) “os hackers podem fazer engenharia reversa” e explorar as brechas que não serão corrigidas no XP SP3.

A preocupação da Microsoft também se deve ao fato de que o Windows XP é o segundo sistema operacional mais usado no Brasil e no mundo depois do Windows 7. “Estamos entrando em contato com todas as grandes empresas que ainda utilizam o Windows XP para explicar os benefícios de usar um sistema operacional mais recente e até o final de novembro”, disse a Microsoft Brasil, em comunicado.

Até o mês passado, 16,7% dos computadores no Brasil ainda rodavam a versão XP do Windows, segundo dados da empresa StatCounter. O volume fica em torno de 19,7 milhões de máquinas considerando que o Brasil terá 118 milhões de computadores em uso este ano, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas. No mundo, o número de máquinas com XP em atividade sobe para 20,6%.

A Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows XP SP3 em abril deste ano, um ano antes de seu fim. O link para atualização de outras versões do Windows para o SP3 permanece no ar (veja aqui). De acordo com a Microsoft, a atualização será mantida até o final do suporte no dia 8 de abril de 2014.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados