NOTÍCIAS / CIDADE

Russas: Mobilização contra o câncer de mama

Ricardo Torres/DN

18/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Socorro Rodrigues já passou por dez cirurgias em 9 anos de tratamento. Agora, ela quer auxiliar outras mulheres a enfrentar a
Socorro Rodrigues já passou por dez cirurgias em 9 anos de tratamento. Agora, ela quer auxiliar outras mulheres a enfrentar a

A realidade atual do aumento no número de câncer de mama vem causando preocupação para autoridades da região e, em especial, para uma pessoa que já sabe o que é a doença, e que agora quer ver as mulheres mais conscientes. Foram dez cirurgias em 9 anos de tratamento, que ela prefere chamar de batalha, que vem vencendo. Trata-se de Maria do Socorro Rodrigues, conhecida por "Socorro do Peixe Vivo", uma mulher da comunidade que está à frente de uma mobilização para organizar um movimento municipal de combate ao câncer de mama.

Ela busca parcerias para divulgar a necessidade da prevenção deste tipo de câncer. Sua meta é formar um grupo de apoio para ajudar aquelas que necessitam de conforto e força para enfrentar os "delicados momentos de descoberta e tratamento contra a doença".

Com isso, ela acredita que tudo poderia ser diferente. "Mais pessoas podem ser orientadas a se engajarem ainda mais na luta contra a doença. O isolamento faz perder as forças para reagir, pois vem a depressão", adverte.

"O que mata não é o câncer, e sim o choque ao saber que você está com a doença". Com essa opinião ela busca informar e orientar que nada na vida está perdido. "Covarde não é quem perde a luta, e sim, quem não teve a coragem de lutar. Eu opinei por viver, e vou lutar até o fim", afirma.

Todos os dias Socorro dedica parte do seu tempo entre os afazeres domésticos e as visitas que faz às pessoas que estão com a doença e em tratamento. Da mesma forma, sempre recebe pessoas em sua casa para conversar.

"Estou sempre disposta a conversar. Não me nego em ajudar, pois sei o quanto é necessário termos por perto alguém que entenda a nossa dor".

Diferente de muitas, ela aprendeu que a vida é feita de escolhas, e que sempre é possível buscar soluções para o melhor tratamento. "Vamos nos preocupar em viver, eu vivo muito feliz. Eu não sei por quanto tempo estarei aqui, mas vou viver os meus dias com muita felicidade, e é isso que tento passar para as pessoas", conta ela.

Decidida, diz que quando soube que deveria tirar a mama, não hesitou. Foi informada numa segunda-feira e já na sexta-feira estava operada. Era apenas o inicio de uma luta que dura até os dias atuais.

Alerta, porém que, o pior de tudo ainda enfrentar o preconceito das pessoas, o que, na sua avaliação, dificulta o tratamento. "As mulheres escondem a doença. A falta de respeito em relação a elas dificulta a cura. Nossa cidade tem muitas mulheres nessa situação, mas temem o preconceito. Este é o maior vilão, que aliado à falta de informação, dificulta tudo" lamenta ela.

Socorro, durante o período de tratamento, encontrou na fotografia uma grande terapia para lhe auxiliar a suportar a doença. Por todos os lugares de sua casa, verdadeiros murais foram montados com fotos de amigos, familiares e principalmente suas em várias fazes do tratamento "Isto me ajuda. Amo fotos, ser fotografada, fotografar. Ajuda-me muito".

Sobre o futuro, ela conta que segue sempre buscando motivos para fortalecer a vida. Vendo a neta, lembra que pensava não ver o aniversário de 1 ano da criança. Agora se pergunta se verá a neta comemorar 15 anos. "Faltam só quatro anos", diz ela, sorrindo, e completa, " vou aqui enganando a morte".

Ao lado do marido e dos sete filhos do primeiro casamento dele, e mais três do casal, Socorro segue seu dia a dia sendo para todos que a conhecem como "uma Lição de vida". " Você pode até ser feliz como eu, mas ninguém é mais feliz que eu".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados