Previsão do Tempo

RUSSAS

30ºC

NOTÍCIAS / POLÍCIA

Empresário do CE preso por tráfico

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

17/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A operação da Polícia Federal foi deflagrada simultaneamente em São Paulo, no Ceará e Rio Grande do Norte

Seis meses de investigações de agentes da Polícia Federal resultaram na prisão de quatro pessoas, entre elas, um empresário cearense. A operação encerrou a atuação de uma quadrilha de traficantes de cocaína que agia em São Paulo e no Ceará, e já havia transportado, segundo estimativas da PF, cerca de meia tonelada da droga utilizando malotes de uma companhia aérea. A PF não divulgou os nomes dos presos, nem os locais das prisões.

A Operação ´LOG´ foi deflagrada no último dia 15, mas a investigação teve início em abril deste ano, com a apreensão de 47 quilos de cocaína no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A droga apreendida, conforme a PF, tinha como destino inicial a capital cearense.

Os agentes descobriram que a quadrilha tinha entre seus integrantes funcionários de uma empresa aérea que ocupavam posições-chave na chefia dos setores de carga. Utilizando malotes internos da companhia usados para ao transporte de material específico, eles viabilizavam o embarque da cocaína para o Nordeste.

Toneladas

O uso dos malotes pelos traficantes, conforme a PF, isentava a carga de inspeção de raio-X e documentação fiscal. Os federais acreditam que a quadrilha atuou por cerca de um ano, tendo sido confirmados dez embarques com o mesmo "modus operandi", com cerca de meia tonelada de cocaína transportada.

Os principais integrantes da quadrilha são dois irmãos. Um deles atuava em São Paulo, trazendo a droga até o terminal de cargas da empresa aérea onde era recepcionado pelo chefe do setor, com o objetivo de facilitar o embarque da cocaína.

O segundo irmão, um empresário no ramo de marmoraria com atuação em Fortaleza, recebia a droga no momento em que a aeronave pousava no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Durante a operação da PF, em abril, os dois irmãos conseguiram fugir. Nos seis meses posteriores em que estavam sob investigação da PF, eles utilizaram documentos de identidade falsos, mas acabaram localizados na capital cearense e na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca domiciliar, resultando na apreensão de veículos e outros bens adquiridos com o lucro do tráfico. Com a prisão dos envolvidos será possível identificar o destino final e distribuição da droga.

Rota

Fortaleza tem se tornado uma das principais rotas do tráfico de cocaína no Brasil. Apesar da intensa fiscalização dos agentes federais no Aeroporto Pinto Martins, brasileiros e estrangeiros utilizam o terminal para transportar entorpecente.

Os meios utilizados são os mais diversos, como esconder a droga em fundos falsos de malas ou dentro de outros objetos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados