NOTÍCIAS / ENTRETENIMENTO

Corpo de Dominguinhos é levado de Recife para Garanhuns, PE

G1 PE

26/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Usando roupas especiais, técnicos do cemitério para colocam corpo no carro (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Usando roupas especiais, técnicos do cemitério para colocam corpo no carro (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Foi ao som do forró que família, amigos e admiradores se despediram mais uma vez do cantor, músico e compositor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, na manhã desta quinta-feira (26), no restaurante Arriégua, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Lá, o caixão recebeu uma benção de despedida. O local pertence a um amigo de Dominguinhos, Luiz Ceará, e era ponto de encontro do músico quando vinha à capital pernambucana. O corpo foi removido do cemitério em Paulista, onde estava enterrado, e segue com o apoio de batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para Garanhuns, no Agreste do estado, cidade natal do músico, onde terá um novo sepultamento.

Durante a manhã, dezenas de admiradores se reuniram no restaurante para prestar mais uma homenagem. Quando o corpo chegou, por volta das 8h, foi cercado por sanfoneiros e cantores, além de curiosos. Emocionado, Ceará fez questão de relembrar as conversas que costumava ter com o amigo. "É uma honra muito grande recebê-lo mesmo depois de morto aqui, quando ele está voltando para casa. Ele foi um amigo sincero, leal, desde que o conheci. Sinto um pouco de tristeza, lógico. Não pude dar saúde a ele, mas sempre dei muito amor, assim como os outros amigos", garante.

A irmã de Dominguinhos, Maria Conciliadora de Moraes, veio do Rio de Janeiro para acompanhar o tralsado e novo sepultamento. "Agora eu estou tranquila, pois ele está indo para casa. Ao mesmo tempo fico triste, pela saudade, e emocionada por ver todo esse carinho do povo aqui do Recife com o meu irmão. Vou levar sempre comigo a alegria que ele trazia para as pessoas", conta.

O filho do cantor, Mauro Moraes, disse que era preciso atender ao desejo do pai. "Era a única coisa que a gente tinha que fazer era respeitar isso, e graças a Deus conseguimos essa vitória. Ele vai para terra dele e ser homenageado da maneira que tem que ser", afirmou.

Considerado herdeiro musical do sanfoneiro, o músico Cezzinha também acompanhou a homenagem e segue até Garanhuns. "Ele gostava de festa, é mais uma das muitas que ele merece. Ele e Luiz Gonzaga não deixam substitutos, deixam seguidores que vão continuar defendendo essa cultura", afimra Cezzinha, acrescentando que nunca vai esquecer a humildade do mestre. "Ele dava oportunidade aos mais novos".

Apaixonada pelo forró tradicional, a aposentada Diva Pereira fez questão de seguir até o restaurante na Várzea e depois vai para Garanhuns se despedir mais uma vez do músico. ´Não pude ir para o de Luiz Gonzaga, o que foi uma pena. Para mim, poder ver Dominguinhos desncasar na terra dele é muita coisa", diz. Da adolescência no Sertão do Arararipe, a professora Maria do Socorro Costa carrega a lembrança dos forrós com o Rei do Baião e seu herdeiro. "A gente conhecia tudo deles, é um carinho sertanejo que tenho por Dominguinhos, por isso vim me despedir de novo", explica a professora.

Sentimento parecido tem o autônomo João Bezerra, que queria ir até Garanhuns, mas tem que seguir para o trabalho. "Só de ver o caixão, para mim é muito importante. Ele é uma verdadeira lenda para a nossa música. É uma satisfação dizer que ele é pernambucano como a gente", afirma João.

O comboio deixou a Cidade Universitária com dois ônibus de turismo, além de carros de passeio, por volta das 9h. A previsão é de que chegue a Garanhuns, no Agreste do estado, no começo da tarde desta quinta-feira.

Mais cedo, os restos mortais foram retirados do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O procedimento foi acompanhado por técnicos da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), pela filha de Dominguinhos, Liv Moraes, a ex-mulher, Guadalupe Mendonça, e alguns amigos da família.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados