Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Canindé inicia festa amanhã

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

23/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Canindé. Tem início na madrugada de amanhã a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé. Até dia 4 de outubro a programação religiosa e social deve reunir 2,5 milhões de romeiros de cidades cearenses e também de outros Estados nordestinos.

Romeiros provenientes de todas as partes do Nordeste lotam a cidade para comemorar, durante 10 dias, os festejos ao padroeiro Foto: Thiago Gaspar

A multidão de fiéis, crescente a cada ano, segundo os organizadores, reflete a demonstração de fé e devoção ao padroeiro da cidade que abriga o maior santuário franciscano das Américas. O evento é coordenado pelo frei João Amilton dos Santos.

Este ano, a Igreja Católica colocou como tema dos festejos: "Francisco, um jeito sempre jovem de evangelizar´´. Esta foi uma forma de criar uma reflexão entre os participantes, em virtude do tema da Campanha da Fraternidade, e agora com o nome do Papa que leva o nome de Francisco, padroeiro da cidade.

A festa começa com o tradicional levantamento das bandeiras do Brasil, de Canindé, de São Francisco e de Santa Clara. As comunidades da região sairão em caminhada de seus locais de origem em direção ao Santuário para o início da romaria. A abertura oficial será presidida por frei Santos e concelebrada pelos demais sacerdotes.

A programação da Festa de São Francisco de Canindé está bem extensa. Tem como objetivo atender às demandas dos devotos, oferecendo missas, novenas, procissões, batizados, confissões, entre outros rituais.

O município já registra uma intensa movimentação. Os preparativos para a romaria já vêm predominando no cotidiano da cidade há mais de um mês, em especial nas áreas religiosas.

O Santuário de São Francisco de Canindé realizou uma série de trabalhos em prol do bom acolhimento aos romeiros e visitantes. Entre eles, destacam-se as reformas do Museu, do Convento Santo Antônio, da Capela do Painel, da Casa dos Milagres, restaurações de partes do Santuário e da Capelinha da imagem de São Francisquinho, além de melhorias da cobertura da Praça da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que tem capacidade para cinco mil pessoas.

O Abrigo Santo Antônio passou também por melhorias, como pintura e outros benefícios. São 36 banheiros com chuveiros, sanitários e lavatórios. Há uma cozinha comunitária com depósitos de utensílios e de material de limpeza, guardar 60 panelas, e outro para colocar carvão dos fogões comunitários. Caixas d´água foram instaladas para evitar eventual desabastecimento.

A Lanchonete São Francisco, localizada ao lado da cozinha do abrigo, recebeu uma nova roupagem, tornando-se, assim, um espaço agradável para fiéis.

Todas essas obras foram realiza com a contribuição de inúmeros romeiros e benfeitores do Santuário São Francisco de Canindé. "Essas medidas visam o bem-estar do romeiro. Estamos fazendo uma transformação em nossa casa", explica frei Santos.

O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Canindé também estão presentes durante os 10 dias de Festa a São Francisco de Canindé, com apoios diversos. Toda a infraestrutura dos dois poderes foi colocada à disposição da paróquia local.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados