Previsão do Tempo

RUSSAS

24ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

CE é o 1º do Nordeste em prédios sustentáveis

Óticas Diniz

Ana Beatriz Sugette/DN

19/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Estado possui 10 empreendimentos à espera de aprovação de certificação sustentável reconhecida no mundo

O crescimento do setor de construção civil no Brasil e o número de novos empreendimentos em consequência da expansão abriu espaço para um novo nicho, as chamadas construções sustentáveis. Com menor impacto possível ao meio ambiente, os "prédios verdes" vêm se destacando no País e também no Ceará. Enquanto o território nacional ocupa o quarto lugar no ranking mundial em número de empreendimentos deste tipo, o Estado é o primeiro do Nordeste.

Em 2010, as construções desse tipo eram 3% do PIB. Em 2012, a taxa foi de 8,3%
Foto: Natinho Rodrigues

É o que indica uma pesquisa realizada pela EY (antiga Ernest Young), levando em conta projetos registrados para o selo Leed (leadership in energy and enviromental design), concedido pela organização americana Green Building Council (GBC).

"Atualmente, no Brasil, temos 109 edifícios ou construções certificadas e 769 registradas, ou seja, que solicitaram a obtenção da certificação Leed. A construtora começa informando à entidade nos Estados Unidos que está disposta a desenvolver o seu projeto dentro dos padrões exigidos", explica o gerente sênior da EY, Luiz Iamamoto.

No Ceará já existem 16 empreendimentos registrados para a obtenção do selo. "São 16 construções que já informaram a intenção de obter a certificação Leed. A Bahia aparece em segundo lugar, com 10 e Pernambuco em terceiro, com oito", afirma o gerente da EY.

No caso de aprovação de algum pedido feito para construção feita em solo cearense, o Estado passa a ter o primeiro empreendimento com o certificado internacional. No Nordeste há apenas um na Bahia, um em Pernambuco e dois na Paraíba.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados