NOTÍCIAS / BRASIL

Governo envia nova proposta alternativa ao fim dos 10% do FGTS

17/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Congresso Nacional realizará sessão nesta terça-feira (17) para analisar os vetos presidenciais e um tema específico atrai a atenção da área econômica do Governo, o fim da cobrança adicional de 10% do FGTS em demissões sem justa causa, que pode ter seu veto derrubado pelos congressistas. Como alternativa para manutenção de receita, o Executivo acolheu sugestão apresentada pelo líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) e encaminhou proposta que vincula os recursos –que representam R$3,2 bilhões por ano– ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Os trabalhadores demitidos sem justa causa que não tenham sido beneficiados pelo programa poderão sacar o valor na aposentadoria.

Eunício argumentou que a iniciativa é uma boa solução para garantir a manutenção do Programa e não gerar perdas financeiras ao governo. “Acredito que podemos avançar e tentar um acordo para aprovação da matéria”, disse.

O fim da cobrança foi aprovado pelo Legislativo sob pressão do empresariado. Essa contribuição surgiu em 2001, quando passou de 40% para 50% a multa do FGTS paga pelas empresas nas demissões sem justa causa. O trabalhador continuou recebendo os 40% e o restante foi para cobrir o rombo. VETOS

Outros vetos

Além da cobrança do adicional do FGTS, os parlamentares irão analisar vetos de Dilma, como: o artigo do Estatuto da Juventude que previa meia-passagem em transporte interestadual para jovens estudantes; trecho do projeto que pune empresas (pessoas jurídicas) por atos de corrupção e ainda previsão de desoneração na folha de pagamento de alguns setores.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados