Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Cid recebe prefeitos do Vale e diz ser fundamental a reeleição do deputado Ariosto

Óticas Diniz

Flamínio Araripe

12/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Ao receber o deputado Ariosto Holanda com o grupo de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de municípios que o apoiam, o governador do Ceará, Cid Gomes, defendeu a necessidade de “ter uma representação forte na Câmara Federal. É estratégico para o partido e o estado do Ceará”, ele afirmou.

No pleito de 2014, Cid Gomes disse que terá uma preocupação, a de ajudar a eleger Ariosto Holanda para a Câmara Federal. “Ele ajuda, não é pesado, ao contrário daqueles que temos de empurrar. Há 20 anos o conheço. É um deputado que cuida das coisas grandes e das coisas da sua base”.

Ariosto – afirma o governador– “é uma pessoa que temos de recolocar na Câmara”. Cid Gomes agradeceu ao deputado, que trouxe o seu grupo político para prestar apoio ao governador, e deu o seu testemunho sobre o parlamentar, que exerce o sexto mandato e será candidato à reeleição:

- Testemunho, o deputado Ariosto é, sem favor nenhum, um dos melhores deputados do Brasil, com uma vida de dedicação, reconhecida fora do Ceará, ao desafio maior de capacitação do nosso povo para o trabalho. Suas ideias foram acolhidas em vários estados e originaram muitas políticas do governo federal – declarou o governador.
 

Cid Gomes disse aos prefeitos e demais integrantes que acompanham o deputado que eles estão muito bem aquinhoados com o parlamentar ao qual apoiam. “Política é uma arte. É sempre uma disputa. Sobre deputado federal, é muito importante para a gente que possamos ter uma boa representação na política nacional, no PSB. A eleição de Ariosto para mim é fundamental”.

O governador assegurou que ficará até o fim do seu mandato, até dezembro de 2014. Segundo ele, é o seu dever dar sequência às ações que iniciou na sua gestão, quando o governo do Ceará realizou os quatro maiores investimentos da história do estado.

O maior investimento era a construção do Porto do Pecém, um investimento de R$ 700 milhões, superado, conforme os exemplos citados por Cid Gomes, pela Linha Sul do Metrô, Linha Leste do Metrô, Eixão das Águas e Cinturão das Águas. Sobre o Eixão, destacou que traz água do Castanhão para abastecer Fortaleza e evitou o pânico do colapso no abastecimento da capital.
 

O governador disse ainda que tem lutado por algumas obras do governo federal que considera importantes, como a transposição do rio São Francisco, cujas águas, espera, cheguem ao Ceará no final do próximo ano para serem captadas e canalizadas para o Oeste do estado através do Cinturão das Águas. Citou a ferrovia Transnordestina e os projetos de siderúrgica e refinaria.

“Quem está no governo deve governar. Quem lança candidato é a oposição”, observa Cid Gomes ao justificar: “enquanto a oposição não lançar candidato, vou governar”. Segundo ele, só quando a oposição lançar um nome, o governo apresentará o seu candidato.

O governador ponderou que tem procurado manter a aliança heterogênea que o elegeu e informou que agregou mais dois partidos novos à sua base para acomodar, facilitar a vida de quem tem mandato. Alguns destes novos partidos vão receber aliados do deputado Ariosto Holanda que eram do PSDB, DEM, PRB e outros partidos.

Ariosto Holanda disse, ao agradecer por ser recebido com seu grupo pelo governador, que não vieram pedir nada. “Está errado”, respondeu o governador. “Viemos expressar o nosso apoio, de prefeitos e lideranças que acreditam no seu governo. É um apoio espontâneo”.

O deputado lembrou ter dito em palanque, na campanha da eleição para governo do estado, que Cid Gomes iria ser o maior governador do Ceará, porque foi prefeito e conhece a realidade dos municípios, foi parlamentar e presidente da Assembleia, portanto conhece o Estado, e é engenheiro, conhece a estrutura de obras. “O governador está investindo no que faz a diferença, que é a educação”, destacou Ariosto ao acrescentar que  sua previsão de desempenho foi confirmada pelos fatos.

Cid brincou que é o maior, mas só na estatura, por tem 1,84 m. O governador lembrou que a informação de Ariosto Holanda, de que os países desenvolvidos têm um técnico de nível superior para cinco técnicos de nível médio, enquanto que o Brasil tem uma relação de 0,5 técnico de nível médio para cada de nível superior, foi uma das motivações para criar as Escolas Estaduais de Educação Profissional. Hoje estão implantadas 97 das 140 unidades que pretende implantar até o final do governo.
 

Educação, segundo Ariosto Holanda, é uma obra de longo prazo, pois investe na cabeça das pessoas. O deputado citou como destaque nas obras do governo a rede de hospitais e centros de assistência odontológica, que vão ser reconhecidas como marco na história do Ceará.

O chavão de que político não gosta de investir em saneamento porque fica enterrado, nem na educação, em que o resultado demora a aparecer, foi questionado por Cid Gomes. “Não é verdade. O resultado do investimento não demora a aparecer”, observou. Como exemplo, ele citou o caso do Ceará no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que estava em 2007 no 11º no Norte e Nordeste.  Ficava no terceiro lugar no Nordeste, região em posição inferior ao desempenho no indicador comparado com os estados do Norte.

Em 2009 o Ceará passou a ser o primeiro do Nordeste e em 2011 assumiu a liderança no Norte e Nordeste no IDEB, nos três níveis mensurados no indicador - no 5º e 9º anos do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio -, informa Cid Gomes. O Programa da Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado pelo estado do Ceará, foi adotado pelo governo federal como uma política nacional, assinalou Cid Gomes.

Acompanharam Ariosto Holanda na reunião com o governador os prefeitos de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte - com o vice Marcos Coelho -, Acácio Chaves, de São João do Jagueribe; José Abner, de Jaguaribe, Benedito Monteiro, de Itarema.

Também estiveram presentes os ex-prefeitos Marilene Campelo, secretária de Saúde de Aracoiaba; Luzimar Bandeira, de Quixeré; Odivar Facó, de Beberibe e Nestor Vasconcelos, de Tabuleiro do Norte, o ex-vereador Aureliano Ribeiro, que disputou a prefeitura de Russas e não foi eleito, Jorge Brito, de Morada Nova e outras lideranças de Morada Nova, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Beberibe, Aracoiaba e o presidente da Companhia Dicas do Ceará, Paulo André Holanda.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados