Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Curso obrigatório de motociclistas começa em autoescolas do Ceará

Óticas Diniz

Tribuna do Ceará

09/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O curso obrigatório para motociclistas e motofretistas no Ceará (ou motoboys), conforme lei aprovada pelo Congresso Nacional, em vigor desde fevereiro de 2013, começará a ser ofertado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou autoescolas nesta segunda-feira (9).

Segundo a lei, os profissionais que exercem atividade remunerada usando a motocicleta têm de se reciclar a cada 5 anos, para que se conscientizem dos cuidados na via pública, evitando acidentes.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a demanda estimada é de 40 mil profissionais que exercem essa atividade em motocicleta, em todos os municípios cearenses, realizem o curso. O curso obrigatório é totalmente gratuito para os profissionais.

Já foram credenciadas sete autoescolas, após a documentação ser entregue ao Detran, onde foi analisada pelas áreas jurídica, administrativa e de habilitação, sete Centro de Formação de Condutores (CFCs): Bosco, Novo Nordeste, Santos, Talento (todas em Fortaleza), Bom Jesus (Sobral), Nunes (Horizonte) e Centro Vale (Pacajus), cujos contratos estão publicados no Diário Oficial do Estado, em edições com data diferentes.

Curso

O credenciamento dos CFCs ainda pode ser feito na sede do Detran. O curso tem 30 horas/aula e cada turma pode ser formada por até 30 profissionais. Quem faltar um dia pode repor a aula na turma seguinte. A presença terá controle por biometria (digital do dedo). O conteúdo do curso é sobre direção defensiva, primeiros socorros.

Para ter direito ao benefício, o mototaxista e motofretista tem de exercer a atividade remunerada há dois anos, estar associado ao sindicato da respectiva categoria ou estar credenciado pela prefeitura do seu respectivo município.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados