NOTÍCIAS / CIDADE

Lar Santa Clara de Assis passa por dificuldades

Ellen freitas

05/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Russas. Uma das duas casas de idosos da região Jaguaribana, o Lar Santa Clara de Assis, neste município, esta enfrentando nos últimos meses grandes dificuldades financeiras. Os recursos são poucos e as despesas são grandes para atender 25 pessoas, na maioria, em situação de abandono por suas famílias. Atualmente, o lar tem conseguido se manter basicamente de doações da população e algumas empresas.

 

As despesas são diversas, como alimentos, energia, água, telefone, funcionários, além de remédios, fraldas descartáveis e uma grande quantidade de leite, que é a base alimentar dos idosos. O único recurso garantido vem de 70% da aposentadoria deles, que chegam ao lar, mas que muitas vezes não custeiam algumas necessidades básicas.

 

Segundo o coordenador do Lar, Leônidas da Silva Filho, em muitos casos o recurso do idoso é comprometido pelo mau gerenciamento dos familiares. “Acontece muito da renda está vinculada a empréstimos feitos pela família. Mas diante da situação dele acabamos abrigando e dando o cuidado necessário. Para isso contamos muito com doações da população”, explica.

 

O Lar recebe idosos de Russas e de outras cidades do Vale do Jaguaribe, como Jaguaruana e Quixeré. Esse é o segundo abrigo da região. Há casos que são encaminhados através da Justiça. “Quando o Juiz ou o Ministério Público detectam situação de maus tratos eles encaminham para cá, e nós recebemos se houver vagas”, afirma Leônidas.

 

O presidente do Lar, Leudo Xavier, lamenta as atuais condições de manutenção do abrigo. “Temos estrutura para fazer mais, porém estamos trabalhando no vermelho. Tentamos articular algumas campanhas, mas a população ainda não é muito sensível à situação do idoso”.

 

Esta tramitando na Câmara de Vereadores da cidade uma Lei de Subvenção, de iniciativa do Legislativo local, para o município repassar um valor de R$ 3 mil a o Lar. Mas, segundo Xavier, a Prefeitura ofereceu uma contraproposta no valor de R$ 1 mil. A questão ainda vem sendo debatida entre representantes do governo e vereadores.

 

O Lar Santa Clara foi fundado em abril de 2004 e toda sua construção foi custeada com recursos arrecadados pela igreja católica. Hoje tem conseguido se manter graças a doações de alguns populares e pequenos empresários do município.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados