Previsão do Tempo

RUSSAS

28ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Baleia encalhada há dois dias morre em Trairí

Óticas Diniz

G1 CE

02/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A baleia que estava encalhada na praia de Flecheiras, no município de Trairi, a 125 km de Fortaleza, não resistiu e morreu na manhã deste domingo (1°). O mamífero da espécie jubarte estava encalhada desde a manhã da sexta-feira (30) no local. Durante os dois dias, equipe de biólogos, voluntários e bombeiros tentaram várias vezes devolver para o animal o mar, mas barcos utilizados para rebocá-la não foram suficiente. A baleia pesava 20 toneladas e media 9,5 metros.

 

De acordo com a gestora ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, Flávia Pinto, a equipe de resgate aguardava a maré cheia neste domingo (1°) e havia conseguido um rebocador. A tentativa seria feita entre as 12h e 14h por causa do tamanho da baleia e das pedras que existem na praia. "É questão de resistência mesmo. Ela estava cansada. Um resgaste desse tipo é bem difícil", afirma a gestora ambiental.

 

O corpo da baleia será enterrado na praia. A Semace está estudando o melhor local. A ONG Aquasis, que realiza resgate de animais marinhos no litoral do Ceará, coordenou a operação, e a Semace e o Corpo de Bombeiros realizaram o apoio logístico. A última tentativa de resgate ocorreu por volta das 13 horas deste sábado (31), mas os barcos não tiveram força para arrastar a baleia de cerca de 9,5 metros e 20 toneladas. Um rebocador do Porto do Pecém chegou na noite deste sábado para tentar fazer o resgate.

 

O coordenador de resgate da equipe Antônio Carlos Amâncio explica que nesta época do ano é comum as baleias saírem dos polos para regiões mais quentes, como o Nordeste brasileiro, para acasalar. “Nessas viagens é comum algumas baleias se desorientarem, se perderem do grupo e encalhar nos litorais”, diz. A equipe retirou uma amostra de sangue do animal para verificar as condições de saúde.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados