Previsão do Tempo

RUSSAS

30ºC

NOTÍCIAS / POLÍCIA

Russas: Onda de assaltos preocupa moradores e lojistas

Óticas Diniz

Ellen Freitas

23/08/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Russas. Onda de roubos a estabelecimentos comerciais e a pessoas também tem mudado a rotina de lojistas e moradores deste município. Andar sempre acompanhado, evitar ruas desertas e horários com menos movimento são algumas das alternativas que a população encontra para se proteger. Porém, em alguns momentos, a situação parece inevitável.

 

Boa parte das ocorrências registradas pelo setor de estatísticas do 1º Batalhão de Polícia Militar, localizado neste município, dão conta de que pouco mais de 40% dessas ocorrências são no centro comercial da cidade e seu entorno. Segundo os dados de primeiro de janeiro até 21 de agosto ocorreram 87 furtos, sendo 39 a estabelecimentos comerciais e 48 a pessoa, que inclui roubo de objetos (como celulares e carteiras) e motocicletas.

 

Quem faz parte dessa estatística é o mecânico de motos, Ramuel Freitas. Ele conta que teve sua moto roubada há cerca de dois meses, enquanto estava na Igreja Matriz. “Eu cheguei por voltas das 19h e estacionei a moto do lado da Igreja. Quando a missa terminou, por volta das 20h, ela não estava mais lá”.

 

Freitas acredita que os ladrões tenham feito ligação direta, sem uso da chave. “Essas motos novas que estão sendo lançadas estão vindo mais seguras, mas as mais antigas não, são fáceis de fazer esse processo. O que eu aconselho é que os donos desses veículos tenham uma atenção redobrada no local onde deixa a moto e se certifique de que a tranca e a ignição sejam novas, assim fica muito mais difícil de serem roubadas”.

 

Dois dias depois do roubo, ele foi informado de que sua moto havia sido encontrada pela Polícia Militar, abandonada, na comunidade do Frade, zona rural deste município distante de 8km do Centro.

 

Há inúmeros casos de furto de celulares, mas boa parte da população não registra a ocorrência na Polícia, mas a notícia acaba se espalhando entre os moradores. Diante do elevado número de roubos, a população está mudando a rotina, como forma de se proteger. A cuidadora de idosos, Rosana Carvalho, conta que mal sai de casa por medo de ser assaltada. “Está muito perigoso sair na rua, por isto mal saio. Dependendo pra onde eu vou, eu levo somente o celular. Também evito de andar em algumas ruas mais desertas”, afirma.

 

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas, Francisco Martins Dantas, considera assustador o número de assaltos a estabelecimentos comerciais. Além da frequência com que vem ocorrendo, a situação está se espalhando por outros bairros da cidade. “Diante desse alastramento de assaltos feitos a estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas do Centro, o comerciante tem receio de trabalhar além do horário das 18 horas. No momento do fechamento das lojas, eles ficam indefesos, porque a qualquer hora podem ser assaltado. Infelizmente, a Polícia não tem contingente para estar em todos os locais, assim, o elemento surpresa é sempre uma preocupação pra nós”, desabafa.

 

Ocorrências

 

Dantas relata ainda que, em alguns casos, as ações são violentas, com ameaças. “No momento do assalto, ficamos vulneráveis, porque não se sabe o que pode acontecer”, lamenta.

 

O mês de agosto tem se mostrado com maior número de ocorrências no ano, registrando 17 roubos (dez a estabelecimentos comerciais e sete a pessoas).

 

Segundo o comandante do 1º BPM, tenente coronel Izaías Ferreira, o número dessas ocorrências está associado à liberação de presidiários.

 

“Há meses que pouco se constada ocorrências, mas quando alguns indivíduos são soltos, percebemos que esse número cresce”, afirma.

 

Na sua avaliação, a Polícia tem tido dificuldades em fazer prisão em flagrante, cabendo à Polícia Civil as investigações das ocorrências.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados