Previsão do Tempo

RUSSAS

31ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

João Ananias destaca 212 anos do município de Russas

Óticas Diniz

Ascom

09/08/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na última terça-feira (6), o município de Russas comemorou seus 212 anos de emancipação política. Em discurso na Câmara dos Deputados, o deputado João Federal Ananias (PCdoB-CE) parabenizou todos os russanos e agradeceu o carinho com que sempre é recebido na cidade.

O município, localizado na Região do Baixo Jaguaribe, é também conhecido como a capital do Vale do Jaguaribe e Terra da Laranja. Russas tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário. "Como um dos representantes daquele município, com muita honra, não poderia deixar de destacar esta importante data para a terra e o povo russano, que com toda razão tem muito orgulho de seu próspero município," destacou João Ananias na Tribuna da Câmara.

Discurso na íntegra

"Tenho grande satisfação de me pronunciar hoje, da tribuna desta Casa sobre os 212 anos de emancipação política do município de Russas. A  capital do Vale do Jaguaribe originou-se a partir de fortificação militar por estar dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico e Ariu.

Sua colonização pelos portugueses iniciou-se em meados de 1690. Em 15 de junho de 1801, o Governador da Capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, autorizou o Ouvidor Manoel Leocádio Rademaker, que transformasse em Vila a povoação de Sítio Igreja das Russas, que ficou conhecida como São Bernardo das Russas. A vila foi instalada em 6 de agosto de 1801.

Pela sua localização no Vale do Jaguaribe e pelas suas terras férteis, Russas foi palco do ciclo do gado, depois do algodão, da carnaúba e da laranja, que lhe rendeu a alcunha de "Terra da Laranja Doce". Hoje, com mais de 73 mil habitantes, o município tem ampla diversidade econômica e cultural, conquistando grande liderança na região. Famosa também pelas suas muitas cerâmicas, como grande esteio na geração de emprego e renda.

Como um dos representantes daquele município, com muita honra, não poderia deixar de destacar esta importante data para a terra e o povo russano, que com toda razão tem muito orgulho de seu próspero município. Manifesto neste momento meu compromisso com esta terra e sua gente, abraçando a todos os cidadãos neste dia que se comemora 212 anos de independência política."

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados