NOTÍCIAS / CIDADE

Internautas criticam falta de espaço para cultura local na Semur 2013

Ellen Freitas

01/08/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O manifesto que teve início na internet forçou a Secretária de Cultura a convocar uma reunião com representantes do movimento.

 

Russas. Beirando o início das festividades da Semana do Município de Russas (Semur 2013), a ser realizada de 1 a 6 de agosto, artistas locais criticam a falta de espaço na programação para apresentações culturais locais. O manifesto que teve início nas redes sociais mobilizou vários internautas que também avaliaram como “de péssima qualidade” a programação do evento.

 

O conteúdo programático esta voltado, boa parte, para shows com bandas de forró. Também estão cotadas apresentações de axé e a participação de um artista sertanejo. Para variar o cardápio, haverá show gospel.

 

Os artistas locais como músicos e atores, e também alguns populares, reclamaram da ausência de um espaço para apreciação da cultura local. Em um trecho de um manifesto que circular nas redes sociais, um dos autores do movimento, Otto Natashe, desabafa o seguinte.

 

Nessa programação, podemos perceber mais uma vez á má valorização dos artistas locais e até mesmo falta de respeito conosco. Onde está o espaço realmente dedicado a Arte Russana? Onde poderemos ver o artesanato de nossa gente? Nossas artes cênicas, artes plásticas, nossa literatura, nossas manifestações tradicionais como o Bumba-meu-boi, pastoris, dramas e outros?”, questiona.

 

Ele também crítica a programação musical do evento.

 

“E a música? Por falar nisso parece que em nossa cidade só há bandas de forró e axé. Há um espaço de 45 minutos para os violeiros e para quem sabe do número de violeiros que temos em nossa cidade sabe que é um tempo insignificante. Sem falar em quais condições vão colocar as apresentações destes artistas. E os outros gêneros musicais, onde ficam? Todos resumidos a um festival mal idealizado e produzido? Será que em nossa cidade só conseguimos produzir telha, tijolo, forró e axé?”

 

Para quem não conhece a cidade, Russas tem um grande potencial artístico revelado principalmente no teatro. O “Santo” que não obra milagre em casa é aplaudido de pé por onde passa, em outras cidades, outras regiões e até outros estados. A música também é um diferencial, com bandas de música alternativa, voz e violão, entre outras. A cinematografia também faz parte do conteúdo artístico do município, revelando produtores, atores e atrizes.

 

A indignação desses artistas forçou uma reunião convocada pela Secretária de Cultura do Município, a ser realizada hoje, às 16 horas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados