Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Fraude: Operação do MPE ´vaza´ e 12 fogem

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

01/08/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil desencadearam, ontem, a ´Operação Miragem II´ com o objetivo de cumprir 15 mandados judiciais de prisão temporária e outros 19 de busca e apreensão, expedidos pela Segunda Vara da Comarca de Quixadá. Diligências foram feita em Quixadá, Maracanaú, Fortaleza, Russas e Morada Nova.


Na tarde de ontem, os promotores e delegados deram uma entrevista coletiva sobre as investigações nas licitações e como ocorreu a operação FOTO: KIKO SILVA

 
Mas, teria havido ´vazamento´ de informações e, até a noite passada, apenas três pessoas foram detidas. Assim, 12 estão foragidas. Todas são acusadas de envolvimento numa fraude em licitações na Prefeitura de Quixadá.

A ação policial de ontem foi um desdobramento da ´Operação Miragem I´, ocorrida em junho, e resultou na prisão de gestores e donos de empresas suspeitos da falsificação de documentos inclusos em processos licitatórios que somam em torno de R$ 15 milhões, somente entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013. Segundo o MP, o nome da operação se deu ao fato de que as licitações aparentavam estar dentro da legalidade, mas as empresas concorrentes não passavam por nenhum tipo de concorrência. Entre as pessoas investigadas estão o vice-prefeito de Quixadá, a primeira dama do Município, secretários de Saúde, Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Já as empresas são chamadas "genéricas", pois atuam em campos diversos, desde venda de medicamentos, pavimentação de ruas , publicidade, transporte escolar, aluguel de veículos, podendo participar de diversas licitações.

 

Presos

Segundo informações do promotor de Quixadá, André Clark, as duas pessoas presas em Fortaleza são os empresários Gilberto Henrique Lopes de Oliveira e Marleide Quinto de Sousa.

Em Quixadá, Raimundo Ribeiro Damasceno, que é o secretário de Agricultura e desenvolvimento Rural, se apresentou às autoridades. Dentre os foragidos está o vice-prefeito de Quixadá, Antônio Wellington Xavier de Queiroz; e a primeira-dama do Município, Jovenina Bezerra, que acumula o cargo de secretária de Desenvolvimento Social.

 

Saiba quem são os gestores públicos foragidos

Francisco Roberval Lima de Almeida, procurador do município;
Antônio de Pádua da Silva, secretario de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente;
Lívia Mara Bezerra Pinto, secretaria de Saúde;
Valentim Francisco de Freitas Neto, secretario de Educação;
Maria Albeniza de Matos Lima, presidente da Comissão de Licitação do Município;
Michel Teixeira de Araújo, pregoeiro Oficial do Município;
Francisco Estênio Saraiva Maia, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo;
Luiz Fernando Moreira de Lima, assessor jurídico
Raimundo Vicente Sá Oliveira Arruda , empresário;
Rômulo Cézar Rodrigues Martins, empresário.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados