Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CIDADE

Distrito de Flores: Deficiência na comunicação causa prejuízos à economia

Óticas Diniz

Ellen Freitas

22/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Russas. O problema da má qualidade de cobertura móvel neste município se agrava no distrito de Flores. A região é polo industrial de metalúrgicas, indústrias ceramistas e de confecções. No entanto, os empresários reclamam da dificuldade em se conseguir uma ligação, chegando a atrapalhar o fechamento de negócios. A população sofre sem conseguir se comunicar com outras pessoas pelo telefone celular.

 

O distrito tem população de mais de 10 mil habitantes e luta por sua emancipação política. É a localidade mais desenvolvida do município, contribuindo para geração de emprego e renda das comunidades vizinhas. São mais de 20 indústrias ceramistas na localidade, que impactam no desenvolvimento do comércio e de outros setores de serviços.

 

Diante da importância que o distrito, moradores e empresários não entendem a falta de cobertura de telefonia móvel, já que Flores fica a uma distancia de apenas 15 km da sede de Russas e de Limoeiro do Norte. Os moradores relatam que o sinal, que já era ruim, ficou pior após a instalação de uma torre de telefonia móvel na cidade de Quixeré.

 

“É complicado ligar para os funcionários, celular só pega através de antena então é uma gasto extra que não era para existir. No momento que você precisa resolver alguma coisa não tem área”, reclamou a auxiliar de escritório Beatriz Mendes. Ela trabalha em uma indústria ceramista e precisa constantemente contatar os 35 funcionários e clientes. Ela ressalta que só consegue realizar ligações dentro do escritório “porque se você sair daqui, já não funciona mais”, enfatizou.

 

Outro caso foi relatado pela gerente de uma indústria ceramista, Gláucia Erbene Girão, que afirmou já ter deixado de fechar negócios e resolver problemas internos da empresa pela falta de sinal de celular.

 

“A maioria dos funcionários e clientes possui celular, há mais de cinco meses esta quase impossível de conseguir uma ligação, tem que ligar umas quatro ou cinco vezes pra conseguir uma e só consegue que tem uma antena que custa R$ 300″, reclama Gláucia.

 

A empresa possui 110 funcionários e 100 clientes fixos. A produção mensal é em média de 3 milhões de telhas por mês. “Já teve de acontecer da gente ter que sair de Limoeiro, onde a gente mora, para vir aqui resolver alguma coisa da empresa, porque ninguém consegue ligar para cá. Muitas vezes tem que mandar carro com motorista para falar com o pessoal”, relata. Ela afirma ainda que uma das grandes dificuldades é acompanhar as cargas de telhas e tijolos que saem da cerâmica diariamente.

 

Para não ter problemas com a utilização do celular, uma indústria de peças para moto teve que desembolsar R$ 4 mil em um receptor de sinal, que cobre um raio de apenas 50 metros. O sinal é captado da cidade de Quixeré, por ser mais próximo. De acordo com o auxiliar administrativo Gilmário Gomes, o distrito só possui dois receptores como este. “É lamentável que devido à necessidade para o comércio, o empresário tenha que fazer um investimento extra, porque a telefonia móvel não funciona corretamente”, conta.

 

A população também sofre com a falta de sinal. A secretária Rose Lima conta que sua filha, estudante universitária e residente em Mossoró, no Rio Grande do Norte, não conseguiu ligar para casa para avisar que estava doente. “Na época ela tentava ligar para avisar, mas não conseguia falar com ninguém lá de casa. Se acontecer uma tragédia por aqui, a gente não consegue ligar pra alguém pra avisar”, relata. Alguns moradores procuraram apoio do poder Legislativo Municipal para viabilizar uma solução para o problema.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados