Previsão do Tempo

RUSSAS

34ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Campanha pretende vacinar 1,7 milhão de cães e gatos no Ceará

Óticas Diniz

Tribuna do Ceará

22/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A campanha de vacinação de cães e gatos contra raiva inicia em 14 de setembro nos 184 municípios do Ceará. A campanha se estenderá até 14 de outubro para vacinação de 1.711.481 animais, sendo 1.128.708 cães e 582.773 gatos.

 

A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%. Na última campanha de vacinação antirrábica no Ceará, encerrada em dezembro do ano passado, foram vacinados 1.678.611 animais, representando cobertura 86,41%.

 

Para a vacinação contra a raiva, o governo federal distribui a vacina em todo o Brasil, e as campanhas são organizadas pelos estados e municípios de acordo com a necessidade.

 

Raiva

 

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%.

 

Nos últimos oito anos, desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Ceará. Em apenas um caso a transmissão foi através de cão, em Chaval. Os outros quatro tiveram transmissão por meio de soins em São Luís do Curu, Camocim, Ipu e Jati.

 

Prevenção

 

A melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença.

 

Nas cidades, a presença de morcegos deve ser notificada aos departamentos de zoonoses. Em caso de cão raivoso, há uma mudança comportamental que chama bastante a atenção. Um cão dócil começa a atacar todas as pessoas sem motivo, rejeita inclusive a alimentação. Começa também a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono.

 

A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. Não tem contraindicações. Os donos dos cães e gatos devem levar para vacinar os animais a partir dos três meses de vida, inclusive fêmeas prenhas, evitando vacinar animais doentes.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados