Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / MUNDO

Pesquisadores usam urina para dar carga à bateria de telefone celular

Óticas Diniz

Uol

18/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Pesquisadores do laboratório de robótica da Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirmam ter descoberto uma forma de usar urina para carregar a bateria do celular. Segundo a publicação científica "Physical Chemistry Chemical Physics", essa foi a primeira vez que o líquido permitiu dar carga a um aparelho disponível no mercado. O experimento foi divulgado nesta terça-feira (16).

No projeto, a urina alimentou uma célula a combustível microbiana, que produz uma pequena quantidade de energia a partir de materiais impuros (esterco, por exemplo).

O "Mirror" afirma que a carga dada ao aparelho da Samsung, usado nos testes, seria suficiente para fazer uma ligação rápida, enviar um e-mail ou navegar na internet. "É uma descoberta empolgante. Usar resíduos como fonte de energia é algo muito ecológico", afirmou o professor Ioannis Ieropoulos, um dos especialistas envolvido no projeto. Segundo ele, realizar uma ligação é o que consome mais energia.

O objetivo do grupo é, futuramente, completar a carga de eletrônicos portáteis com o uso de urina. Há ainda planos de criar banheiros inteligentes, em que o resíduo seria a fonte de energia para o chuveiro elétrico e iluminação.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados