MAIS EM CIDADE
-
27/04/2024
Com vozes conhecidas do público do interior, os locutores descobriram nos anúncios um novo nicho de mercado
Russas. Com a ausência de canais de televisão locais, as rádios são os principais meios de veiculação de propagandas do comércio local. A crescente demanda por essas mídias abre espaço para que pequenos estúdios dedicados a essa atividade se fixem no mercado. Atualmente duas unidades atendem á demanda e quatro profissionais do rádio se dedicam a atividade.
As vozes marcantes de locutores de rádio saem dos programas para ganhar a faixa comercial das programações. Eles dedicam parte do seu tempo na produção das propagandas, chamadas de "spots". Diante do crescimento do comércio local e o aumento do número de lojas, houve a necessidade de aumentar a oferta do serviço.
"Antigamente as propagandas eram gravadas nos estúdios das rádios e os próprios locutores faziam os comerciais porque não tinha outro local para fazer. O mercado é crescente e novos radialistas estão se dedicando na produção de propagandas", afirma Ivelto Silva, que há mais de 20 anos produz comercial para rádios.
Estúdio
Atualmente Ivelto contabiliza quatro radialistas locais que trabalham com "spots´. Quando saiu do rádio, há seis anos, ele montou um estúdio próprio, o IF Produções e hoje garante que o faturamento é melhor.
"Eu sempre fiz comerciais e sempre teve um retorno positivo. Aqui no estúdio faço gravações de, além dos comerciais, para mensagens e montagens de música", ressalta. Sobre a satisfação dos clientes ele conta que o investimento em publicidade de rádio é garantido para os lojistas e empresários da cidade. "Conversando com uma cliente outro dia, ela disse que sentiu a diferença da época em que ela não anuncia para quando coloca as propagandas. Ela disse que via a loja cheia durante o período em que coloca publicidade no rádio", conta Ivelto.
Além do rádio, os anúncios são veiculados em carros de som e rádio a cabo, com várias caixas de som espalhadas pelo centro comercial da cidade. No momento em que as pessoas estão realizando algumas atividades, ouvem ao mesmo tempo a faixa de anuncio. Segundo o gerente comercial de da Rádio Progresso, Rodrigo Torres, o rádio atinge uma quantidade maior de pessoas diferente de outros meios de publicidade como banners, panfletos, carros de som e internet. "Empresas preferem investir em publicidade no rádio por conta disso, porque o público ouvinte é muito grande. Há, por exemplo, anunciantes que estão há cinco anos anunciando conosco, mês a mês. Isso só mostra a potencia que tem o rádio no interior", explica.
Os "spots" para o rádio possuem padrão de 30 segundos e 60 segundos cada. Em um bloco comercial de cinco minutos chegam a ser veiculados 10 propagandas. Esse número varia de acordo com a grade de programação de cada emissora.
Mais informações:
IF Produções
Rua Dr. João Maciel Filho, 1073, (88) 3411 0936
Sonorus Produções
Telefone: (88) 9249 9943
Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão?