NOTÍCIAS / ENTRETENIMENTO

Aracati promove 23ª regata com 50 embarcações

Ellen Freitas

15/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A regata aconteceu durante os festejos da padroeira da comunidade rural de Vila da Volta, FOTO: ELLEN FREITAS

Aracati. A 23ª edição da Regata de Botes da Vila da Volta, neste município, surpreendeu organizadores e participantes. O público diário durante os três dias foi em média de mil pessoas, o dobro em relação a edições anteriores. A regata é realizada pela Associação de Pescadores, Marisqueiras e Artesão, Instituto Estrela do Mar, Associação de Moradores da Volta e Prefeitura Municipal de Aracati.

A regata de botes da Vila da Volta é a maior realizada no Rio Jaguaribe. A comunidade fica quase na fronteira entre os municípios de Aracati e Fortim, às margens do rio. Nesta edição, a regata reuniu 50 embarcações divididas em quatro categorias. Para os participantes e moradores da comunidade o momento é de confraternização e festa para os pescadores.

O agricultor José Sabino da Silva, conhecido na comunidade da Volta por "Zé de Véinho", acompanha a todo as edições do evento na comunidade. "Eu já participei duas vezes da regata e todos os anos eu participo e ganho a corrida de jumento", afirma. A corrida faz parte da programação do evento e que atrai muitos espectadores que vibram para ver qual o jumento mais rápido de cada ano.

A largada foi realizada rigorosamente às 11 horas, com intervalo de 10 minutos entre cada bateria. Os botes navegavam um percurso de 8 km, ida e volta, até o ponto de chegada. De acordo com o Capitão da Marinha, Antônio Câmara Pereira, em todos os eventos deste porte é fundamental que os participantes sejam orientados sobre as normas de segurança para navegação. "Desde que a gerência da capitania dos portos foi instalada em Aracati não foi registrado nenhum acidente no mar. Nós realizamos um trabalho preventivo junto às comunidades de pescadores e fazemos a fiscalização nos eventos, para manter a segurança dos participantes", afirma.

A regata ocorre na semana em que se festeja o dia da padroeira da Vila da Volta, Nossa Senhora do Carmo. Neste ano, surpreendeu em número de visitantes a pequena comunidade de oito mil pessoas. "Em comparação com outras edições esse ano praticamente dobrou e isso ajuda a desenvolver o turismo comunitário. Duas pessoas já alugam casas para os turistas, tem o passeio de bote até o encontro do rio com o mar, os comércios, bares ganham com isso e é uma geração maior de renda para as famílias", explica o presidente da associação de moradores, Elenildo Rodrigues de Souza. Venceram a regata os botes Garoto do Rio, Flor do Caribe, Fran´k e Sonho Meu.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados