Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Estoque de sangue no Hemoce está no nível mais baixo do ano

Óticas Diniz

Tribuna do Ceará

15/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está no nível mais baixo do ano. Estão disponíveis apenas 271 bolsas de sangue, quando o número ideal é de 537 bolsas no estoque, diariamente, para atender a necessidade de transfusões crescentes nos hospitais.

O Hemoce está precisando de doações de todos os tipos de sangue para a recomposição e estabilização dos estoques. Do tipo O+, por exemplo, restam 67 bolsas, de 249 necessárias. É uma grande oportunidade para quem nunca fez doação de sangue começar a adotar essa prática de solidariedade.

Doações

As doações voluntárias podem ser feitas no Hemocentro Coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, das 8h às 16h. O Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) recebe doações de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30.

O Hemoce estará presente pela 11ª vez no Halleluya. O Festival, que está em sua 16ª edição, acontece no período de 17 a 21 de julho, a partir das 18h, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão.

Período crítico

Com o período de férias, o mês de julho é um período tradicionalmente preocupante nos hemocentros de todo o país. Além disso, houve aumento da demanda por hemoderivados durante a realização da Copa das Confederações, em junho, quando também houve redução das doações por conta dos feriados. Os estoques de sangue estão baixos em toda a hemorrede do Ceará, com unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário estar saudável e bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade, porém, só podem doar com o consentimento do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site www.hemoce.ce.gov.br, deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal.

O Hemoce, com as suas unidades de Fortaleza e do interior do Estado, é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, atende toda a demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS. O Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais.

Com informações do Hemoce

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados