Previsão do Tempo

RUSSAS

33ºC

NOTÍCIAS / BRASIL

Vídeo: Em entrevista ao Fantástico, Gleen diz que “Brasil é um dos países mais espionados pela NSA”

Óticas Diniz

André Costa/Site miséria

08/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O programa “Fantástico” da Rede Globo exibiu na noite de ontem (07) uma entrevista com o jornalista Glenn Greenwald na qual ele afirma veementemente que o Brasil é alvo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).

Os documentos que endossam a afirmação de Glenn foram enviados pelo ex-técnico da agência de segurança nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, “Ele estava sendo treinado para saber como invadir os sistemas do outros países. E também ele está cuidando do sistema americano. Ele foi autorizado para saber muitas coisas que o governo está fazendo”, relata o jornalista.

Durante a entrevista concedida à repórter Sonia Bridi, o americano que reside no Rio de Janeiro há oito anos, diz que o Brasil é um dos países com maior número de informações (por telefone ou internet) espionadas do mundo, com quase 2,3 bilhões de interceptações.

Gleen explica que as interceptações não são necessariamente para “descobrir o que um brasileiro conversa com outro”, mas, para saber o que uma “pessoa na China fala com outro do Irã”, por exemplo. De acordo com Snowden, países como China e Irã possuem uma “segurança digital” muito avançada, sendo dificilmente invadidas, portanto, “os EUA mapeiam as rotas dessa mensagens e espionam em países mais vulneráveis, como o Brasil”.

O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão.

Após a revelar o sistema internacional de espionagem, Snowden viajou por vários países a espera de asilo político, no qual enviou pedido a mais de 20 nações, inclusive o Brasil (que recusou o pedido). O ex-técnico da agência de segurança ficou cerca de uma semana na área internacional do aeroporto de Moscou. O presidente da Bolívia, Evo Morales, acenou positivamente para Edward.

Confiram a reportagem especial na integra aqui.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados