Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Seca influencia o aumento de consumo de energia elétrica do Ceará

Óticas Diniz

Tribuna do Ceará

03/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O consumo de energia elétrica no Ceará aumentou 10,6% no ano de 2013, segundo a Companhia Elétrica do Ceará (Coelce). Com relação ao consumo do mês de abril, o aumento foi de 10,8% em todas as classes de consumo.

 

De acordo com o ouvidor da Coelce, Caminha Araripe, o setor industrial teve um acréscimo de 5,5%, já o comércio teve um aumento de consumo em 8,5%. Os clientes residenciais foram responsáveis por um acréscimo de 13,1%.

 

Além disso, o setor em que o consumo mais cresceu no estado foi o setor rural, com um aumento de 23% no consumo. Segundo a Coelce, esse aumento do consumo se deve a seca no estado do Ceará. O consumo de energia para a irrigação é o fator apontado pela empresa para o crescimento no setor rural.

 

Já o calor foi o responsável pelo aumento do consumo nas zonas residenciais, industriais e comerciais, de acordo com o órgão. A média de fornecimento de energia para consumo residencial da companhia para o estado chegou a 124  KW/mês, um aumento de 7,8% em relação à 2012, quando o consumo foi em média de 115 KW/mês.

 

Pesquisa mostra aumento no Nordeste

 

Segundo os dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Nordeste teve o maior aumento no consumo de energia durante o mês de maio do ano de 2013. Em comparação com o mesmo período de 2012, o aumento foi de 9,5%.

 

Além disso, a pesquisa aponta que nos cinco primeiros meses do ano, a alta do Nordeste é em média 11,8%. Pernambuco teve o maior crescimento, com 16,2%. O estado do Ceará registrou a segunda maior alta, com 11,4%.

 

De acordo com a EPE, nos últimos 12 meses, foram efetuadas mais de 2 milhões e 80 mil novas ligações residenciais no Brasil, das quais 31% na Região Nordeste. O consumo médio mensal por residência evoluiu 2,2% em relação a maio do ano passado, registrando expansão de 4,1% no Nordeste. No Ceará o consumo médio passou ao valor de 119 kW/mês um aumento de 5,6%, em relação a maio do ano passado.

 

A pesquisa da EPE não especificou quais companhias elétricas foram contabilizadas no Ceará.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados