NOTÍCIAS / CIDADE

Impasse compromete nova unidade do IFCE em Russas

Ellen freitas/DN

25/06/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Um impasse na doação das instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para o Ministério da Educação (MEC) pode comprometer a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), neste município. Um grupo de estudantes e ex-estudantes da instituição vem, desde o ano passado, lutando para a implantação de uma unidade em Russas.

 

Desde agosto do ano passado alunos e ex-alunos do IFCE vinham buscando levantar o interesse da gestão municipal e conseguir apoio parlamentar para a implantação de uma unidade do Instituto no município. O prefeito da época, Raimundo Cordeiro, confirmou o interesse em doar as instalações do CVT para sua federalização, segundo afirmam os estudantes.

O grupo também conseguiu apoio do deputado federal Ariosto Holanda, que viabilizou uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões para reforma e ampliação da atual estrutura, caso passe a ser uma unidade federalizada.

Após o pleito de 2012, o grupo procurou manter a doação do CVT junto ao prefeito eleito Weber Araújo. De acordo com os estudantes, o prefeito também demonstrou apoio em doar o CVT para o IFCE se instalar no município.

Em abril deste ano o Ministério da Educação, por meio da reitoria do IFCE, anunciou a expansão de três unidades de Educação Profissional (UEP´s) para as cidades de Russas, Santa Quitéria e Pentecostes. Os municípios, por sua vez, entrariam na contrapartida com a doação de uma estrutura já existente, para sua reforma e ampliação. A doação como contra partida consta em uma das diretrizes do MEC para expansão das unidades.

Os trâmites da doação do CVT já estavam bem encaminhados até que o governo de Russas recuou, diante da justificativa de que a reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) necessitaria utilizar o CVT, temporariamente, para o início de alguns cursos, já que a entrega do campus avançado da UFC só acontecerá em 2015.

O município foi contemplado ano passado com um Campus Avançado da UFC que, atualmente, se encontra em processo licitatório para o início das obras.

No ofício, assinado pelo reitor Jesualdo Pereira Farias e encaminhado à Prefeitura de Russas no dia 17 de junho, o reitor solicita a utilização de uma sala com capacidade para 50 alunos, mais duas salas pequenas para apoio administrativo e laboratórios de Física, Química e Computação. O objetivo é iniciar os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, no período diurno, já em março de 2014. O documento ressalta que as atividades poderão ser desenvolvidas simultaneamente com outras do CVT.

De acordo com o prefeito Weber, diante da solicitação da reitoria da UFC, foi enviada uma nova proposta para a reitoria do IFCE, sendo esta de concessão de uso do CVT para o início de cursos do IFCE e a doação de um terreno para a construção de um campus. "O que estou tentando fazer é entrar num consenso com as partes para que todos possam utilizar o espaço até terem suas unidades próprias", afirma. Porém, os estudantes não consideram válidas as justificativas e temem perder a instalação da unidade no município.

"Nós queremos a doação porque é isso que o MEC está propondo agora, a federalização de estruturas já existentes. Santa Quitéria e Pentecostes já fizeram isso e Russas está querendo deixar para uma próxima oportunidade que ninguém sabe quando vai acontecer", ressalta uma das integrantes do movimento, Luanna Araújo.

A classe estudantil esta se mobilizando para reivindicar a doação. A principal ação é colher assinaturas de eleitores para ingressarem junto à Câmara Municipal, com uma lei de iniciativa popular, que determine a imediata doação das instalações do CVT para o MEC. Desta forma eles pretendem pressionar o governo a não abrir mão do IFCE para o funcionamento temporário de cursos da UFC, podendo as duas instituições atuar em parceria.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do IFCE, houve sim uma mudança na proposta por parte da Prefeitura de Russas e que o reitor Virgílio Augusto Sales Araripe já levou a questão da construção da unidade no município ao MEC, que ficou de dar uma resposta em função da análise da disponibilidade orçamentária para esta ação.

Segundo o chefe de gabinete da reitoria da UFC, José Maria Andrade, a reitoria ainda não recebeu nenhuma resposta oficial da Prefeitura de Russas com relação ao ofício da instituição solicitando um espaço temporário para o início dos cursos. "Somente após recebermos oficialmente o posicionamento da Prefeitura é que a reitoria pode se pronunciar", afirmou.

O IFCE está presente em 23 municípios, ofertando cursos técnicos, superiores (tecnológico, bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação. Em abril deste ano o Ministério da Educação, por meio da reitoria do IFCE, anunciou a expansão.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados