Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

NOTÍCIAS / BRASIL

Dilma diz que está ouvindo movimentos e anuncia ações em saúde, educação e mobilidade

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

21/06/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em pronunciamento nesta sexta-feira (21), que está ouvindo os movimentos populares pacíficos do País e garantiu que vai priorizar a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo; a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação e a vinda imediata de milhares de médicos do exterior para ampliar o Sistema único de Saúde (SUS).

Dilma disse que a energia que vem das ruas deve ser aproveitada para se fazer melhor e mais rápido o que ainda não se conseguiu fazer. "Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia. Os manifestantes têm o direito de questionar, propor, exigir mudanças, lutar por qualidade de vida e defender com paixão suas ideias", afirmou.

Presidente faz esclarecimentos sobre a Copa

A chefe do Executivo Nacional reservou uma parte do discurso para tratar da Copa. Destacou que o dinheiro para a construção dos estádios não saiu do orçamento da União. Consequentemente, conforme disse, não se deixou de investir em educação e saúde, por exemplo, por conta do evento futebolístico. Segundo ela, os investimentos nessas áreas foram até ampliados.

A presidente também destacou que o Brasil, país que participou de todas as copas, sempre foi muito bem recebido onde competiu e, por isso, precisa dar a mesma acolhida. Ela pediu que os hóspedes sejam tratados com respeito, carinho e alegria; em referência a situações de vandalismo pela qual passou a comitiva da Fifa. "O futebol e o esporte são símbolos de paz entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa".

Atos de vandalismo são condenados

A presidente condenou os atos de vandalismo, visto nos protestos Brasil afora. "Não podemos aceitar que uma minoria destrua o patrimônio público, incendeie carros, apedreje ônibus e leve caos aos centros urbanos".

Conforme disse, a violência pode manchar o movimento pacífico. Defendeu ainda que os órgãos de segurança coibam toda forma de violência e vandalismo. Dilma também garantiu que, com equilíbrio, serenidade e firmeza, irá garantir a liberdade, mas manterá a ordem.

"As manifestações trouxeram importantes lições. As tarifas baixaram e as pautas ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar para introduzir mais mudanças", afirmou.

Esforços serão somados

Durante o pronunciamento, Dilma reconheceu as demandas das manifestações no País, especialmente o combate à corrupção, escolas de qualidade, atendimento na rede de saúde adequado e transporte público de qualidade. Ela garantiu que conversará com o chefe dos outros poderes para somar esforços; além de dialogar com governadores e prefeitos para trabalhar a melhoria do serviço público.

Líderes de movimentos serão recebidos

Dilma disse que receberá os líderes das manifestações pacíficas, entidades sindicais, movimentos de trabalhadores e associações populares. "Precisamos de suas contribuições, de suas apostas no futuro, de suas capacidades de questionarem erros do passado e presente. Precisamos oxigenar nosso sistema político. Quero contribuir para ampla reforma política", disse.

Combate à corrupção será ampliado

A presidente afirmou que é preciso fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os representantes, de forma a possuir formas mais eficazes de combater a corrupção. Ela destacou que a Lei de Acesso à Informação deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados